A partir de março, o município de Monte Belo do Sul implementará novo serviço de atendimento de urgência e emergência em saúde, o “Chamar 192”. O programa, em parceria com o SAMU – Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, tem o objetivo de proporcionar atendimento mais qualificado e garantir assistência, mesmo em ocorrências simultâneas.
– Como é feito atualmente: a chamada telefônica é realizada diretamente a um motorista plantonista do Município, que presta o serviço de transporte do paciente a uma unidade de atendimento em saúde de Bento Gonçalves. Em casos mais graves, é acionado o Corpo de Bombeiros para o atendimento.
– Como será realizado com o programa: a ligação será feita ao SAMU, através do número 192 – se não houver atendimento, deverá ser utilizado o telefone (51) 3320.0192. A ligação é atendida por profissionais que verificam a complexidade da ocorrência e prestam orientações em casos específicos. O Município é acionado pelo SAMU e realiza o transporte do paciente acompanhado por profissional de saúde. As informações do paciente são repassadas diretamente a uma base de dados do SAMU, que acompanha todo o processo de atendimento em tempo real, até o encerramento do chamado. Hoje, o Município conta com uma ambulância, mas em casos simultâneos será garantida a cobertura do SAMU através do deslocamento de ambulância de Bento Gonçalves.
– O serviço ocorrerá fora do horário de atendimento da Unidade Básica de Saúde, que acontece atualmente de segunda a sexta-feira, das 07h30min às 19h.
Missa em ação de graças e apresentação dos novos festeiros encerra programação da 147ª Festa de Santo Antônio
Diocese de Caxias do Sul lança edital para projetos que queiram receber recursos da Campanha da Fraternidade 2025
UCS participa de projeto para identificar formas de mitigar desastres climáticos