Os monitores das escolas da Rede Municipal e professores das salas de atendimento especializado participaram na última sexta-feira, 24, da formação com integrantes da equipe do SAMU de Bento Gonçalves. A atividade, que é promovida pelo Núcleo de Inclusão e Diversidade (NID) formado por profissionais da Secretaria Municipal de Educação, apresentou uma série de ensinamentos sobre as providências que devem ser realizadas em situações de urgências nas escolas.
Segundo o enfermeiro do SAMU, Everton Da Silva Lopes, por meio do treinamento, os monitores e professores estarão preparados para diminuir os riscos da vítima e realizar um atendimento cauteloso. “Antes de tomar qualquer atitude, é preciso observar a cena, e dependendo da situação, ligar para o socorro”, ressalta Lopes. “Em caso de fraturas, traumas ou convulsões, por exemplo, não se deve dar água para a vítima beber, e, em casos de engasgo, é preciso realizar a manobra de Heimlich, para a criança expelir o corpo estranho ingerido”, explica.
A secretária Municipal de Educação, Iraci Luchese Vasques, explica que a participação dos monitores e professores na formação é de suma importância no âmbito escolar. “Como estão em contato diariamente com as crianças, é necessário que eles tenham o conhecimento sobre os procedimentos mais adequados para cada circunstância, e consequentemente, proporcionar um atendimento de primeiros – socorros com qualidade”, afirma a Secretária.
Assessoria de Comunicação Social
Foto: Divulgação/ SMED
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Segundou de Oportunidades: CIEE-RS inicia a semana com mais de 3,8 mil vagas de estágio e bolsas de até R$ 1,8 mil
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor