Os protocolos para retorno das aulas em Bento Gonçalves começaram a ser trabalhados ainda no mês de julho. De lá pra cá a secretaria de Educação, e o Centro de Operações de Emergência em Saúde para a Educação (COE-Escola) monitoram os movimentos nos educandários.
As escolas infantis particulares e Municipais retomaram as aulas nos dias 8 e 14 de setembro, enquanto o Ensino Médio retomou no dia 21, e anos finais do Fundamental no dia 28, totalizando 35 escolas e 2.400 alunos. Todas com Plano de Contingência aprovados, de acordo com os protocolos de saúde, e com visitas semanais do COE-e, registradas em livro específico.
No período foram 16 afastamentos de profissionais por confirmação do coronavírus, e 58 afastamentos com sintomas gripais. Além disso, todos profissionais foram testados antes do retorno. “O COE-e verifica semanalmente os protocolos das escolas, e orienta caso seja necessário alguma modificação. A SMED está atenta a utilização e disponibilidade dos EPIs. Todo planejamento iniciado ainda em julho nos permite ter o controle desse retorno com responsabilidade, dentro do cronograma estabelecido”, destaca a Secretária de Educação, Iraci Luchese Vasques.
Servidores
O Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) realizou treinamento de EPI´s por meio de seu técnico de Segurança para retorno às aulas para os servidores das escolas.
A coordenadora do setor, Jaicimara de M. de Oliveira destaca que os profissionais pertencentes aos grupos de risco são encaminhados pela Secretaria de Educação ao Sesmt para análise do médico perito, sendo obedecido rigorosamente o protocolo de afastamento conforme determina a Portaria Conjunta SES/SEDUC/RS Nº01/2020.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social Prefeitura
Foto: Emanuele Nicola
Região Pastoral de Garibaldi reúne coroinhas e acólitos em dia de oração, celebração e integração
Impacto do 13º salário deve refletir o aumento do poder de compra do consumidor gaúcho
Prefeitura de Bento encaminha para a câmara projeto de lei da ordem do Bolsa Família