O monitoramento climático da Rio Grande Energia, (RGE), distribuidora do Grupo CPFL Energia, indica que novembro será um mês marcado por temporais e grandes volumes de chuva. Conforme o estudo encomendado pelo Centro de Operações Integrado (COI) da concessionária, pelo menos quatro períodos de chuvas, acompanhadas de vento forte e da incidência elevada de descargas atmosféricas, devem atingir o Rio Grande do Sul nos próximos 30 dias.
Seguindo a tendência já registrada em outubro, a temperatura da superfície no Oceano Pacífico está mais fria do que a normal, o que reforça a expectativa para a formação do fenômeno La Niña.
Já com a temperatura entre a costa da Argentina, do Uruguai, do Sudeste do Brasil perto da normal e um pouco mais elevada no restante da costa brasileira, não há bloqueios atmosféricos para as frentes frias que avançam pelo país, atingindo, inclusive a região de São Paulo.
Conforme o estudo do COI, a chuva retorna amanhã para o Estado com um sistema de baixa pressão que dá origem a uma nova frente fria. Já há risco de temporais na fronteira do Rio Grande do Sul com a Argentina e no Centro do Estado. Durante a tarde a frente fria avança e deve atingir todo o território gaúcho com ventos de até 80 km/h. Na quarta-feira, dia 2, a instabilidade se intensifica e novos temporais estão previstos.
O segundo período chuvoso do mês deve ocorrer entre os dias 9 e 11 de novembro. O cenário mais crítico deverá se configurar entre os dias 16 e 20, quando há previsão de chuva forte com incidência de raios em todo o Estado. Já o quarto período de mau tempo, segundo o acompanhamento climático da RGE, deve ocorrer nos dias 25, 26 e 27 de novembro, o ingresso de uma massa de ar fria que trará chuva em toda área de concessão da distribuidora.
Se essas previsões se confirmarem, existe a possiblidade de fatores externos à nossa rede elétrica serem lançados sobre a rede pela força das rajadas de vento e interromperem o fornecimento de energia elétrica.
Com objetivo de manter a qualidade do fornecimento de energia aos seus clientes, a RGE estará mobilizada para atender às possíveis ocorrências e restabelecer o serviço o mais breve possível em caso de temporais. Por causa do volume de ocorrências, o nosso Call Center (0800 970 0900) pode passar por congestionamento em determinados momentos. Entretanto, os consumidores contam outros canais de atendimento para informar à RGE problemas de falta de energia elétrica que são eles:
Pela internet: www.rge-rs.com.br
Pelo SMS Center: em caso de falta de energia envia a palavra LUZ e o código da fatura para o número 27350. Para utilizar o serviço é necessário se cadastrar enviando a IN (número da instalação) e o código para o mesmo número. O serviço é gratuito.
Aplicativo para smartphone: CPFL e Você, no qual estão disponíveis os serviços da RGE. O aplicativo está disponível gratuitamente para iOS, Android e Windows Phone.
Fonte: RGE
No Dia do Doador de Sangue, Hemocentro do RS homenageia entidades parceiras
Centenária imagem de Santo Antônio retorna ao Santuário, em Bento Gonçalves, após mais de 100 dias de restauro
IV Encontro Restaurativo reforça os ideais da cultura de paz em Bento Gonçalves