Solução inovadora pede segunda verificação de segurança caso o cooperado esteja fora de áreas demarcadas como seguras
Dando continuidade à evolução do pacote de proteções de segurança, a partir de maio, o Sicoob passa a contar com uma tecnologia inovadora no seu aplicativo: a função “Modo Guardião”. A proposta é oferecer uma camada extra de proteção aos cooperados que utilizam o SuperApp Sicoob para realizar suas transações.
Essa funcionalidade permite que os cooperados cadastrem suas redes de Wi-Fi de confiança, como em casa ou no trabalho, para realizar operações no aplicativo. Ao tentar realizar transações fora desses ambientes habituais, será necessário realizar uma segunda verificação de segurança, conforme explica o diretor de Tecnologia da Informação do Sicoob, Antônio Vilaça Júnior:
“Ao utilizar o SuperApp Sicoob fora das redes Wi-Fi seguras, previamente registradas, o ‘Modo Guardião’ é automaticamente ativado de forma discreta e silenciosa, limitando as transações aos valores definidos pelo cooperado. Se for preciso efetuar um pagamento, transferência ou outra operação com valor maior, o SuperApp pedirá uma segunda verificação de segurança exigindo a biometria facial”, detalha o executivo.
A criação da funcionalidade surgiu a partir da observação e monitoramento contínuo do Sicoob sobre dados de roubos e furtos de celulares em todo o Brasil, práticas realizadas por criminosos em que o risco é ainda maior quando a vítima dispõe de aplicativos bancários instalados no aparelho. Dados da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo, por exemplo, apontam que a cidade teve um celular roubado ou furtado a cada 3 minutos no 1º bimestre de 2025.
“Notamos que uma prática comum das pessoas, que acaba se transformando em uma fragilidade, é o armazenamento de senhas em notas ou aplicativos de mensagens instantâneas no próprio dispositivo, o que permitiria acesso indevido ao aplicativo da instituição financeira em caso de furto ou roubo. Com o bloqueio de funcionalidades sensíveis fora da área de cobertura do Wi-Fi previamente informado, e desativando-o apenas por um segundo fator de autenticação, essa possibilidade é reduzida”, informa Vilaça.
A nova funcionalidade já pode ser ativada pelos cooperados no SuperApp Sicoob. Para baixar o aplicativo, basta acessar a loja do seu smartphone (Apple Store ou Google Play), buscar por “Sicoob” e instalar no dispositivo.
Fonte: Sicoob
4º Encontro Estadual Pumas e Fora de Série acontece em outubro
Rústica Sesc Caitá em Bento reuniu mais de 500 atletas neste domingo, dia 14
Tacchini Instituto de Pesquisa está com seis estudos com recrutamento de participantes em andamento