A modernização do Estado foi o tema da reunião-almoço ‘Tá na Mesa’ da Federasul desta quarta-feira (16), que teve como painelistas a secretária do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema), Ana Pellini, e os presidentes da Companhia de Processamento de Dados do Estado do Rio Grande do Sul (Procergs), Antônio Ramos Gomes, e da Fundação de Amaparo à Pesquisa do Rio Grande do Sul (Fapergs), Odir Antônio Dellagostin.
Para a secretária Ana Pellini, a “modernização é a solução para a crise que enfrentam o país e os estados”, e que a “desburocratização e a simplificação dos procedimentos administrativos são fundamentais para promover as mudanças necessárias”. A secretária afirmou que é possível simplificar e agilizar os procedimentos para o licenciamento ambiental, sem descuidar da proteção ao meio ambiente.
Ana Pellini falou sobre o novo modelo de gestão implantado nos órgãos ambientais estaduais, que utiliza a melhora no atendimento, a criação do processo único Sema/Fepam, a padronização de procedimentos e a utilização da tecnologia para modernizar as atividades.
A secretária lembrou que, desde o início desta gestão, houve uma redução de 60% no estoque de processos, de 13 mil para 5 mil, que aguardavam licenciamento ambiental. O tempo de análise, que era de 900 dias, passou para 200 dias nos processos antigos e para 95 dias para os novos processos, que ingressaram a partir de 2015.
O Sistema Online de Licenciamento (SOL), lançado em fevereiro deste ano, representou uma “revolução no sistema de licenciamento”, por possibilitar uma comunicação mais eficaz entre os órgãos ambientais e com a sociedade. O novo sistema padronizou os processos e possibilitou o ingresso de um processo único. “O SOL trouxe agilidade, modernidade e transparência ao processo de licenciamento ambiental”, acrescentou.
Sobre o Zoneamento Ecológico-Econômico (ZEE-RS), em desenvolvimento, Ana Pellini falou que será um instrumento de gestão territorial para identificar os potenciais econômicos e as fragilidades ambientais, reduzindo conflitos e subsidiando o planejamento de políticas públicas.
4º Encontro Estadual Pumas e Fora de Série acontece em outubro
Rústica Sesc Caitá em Bento reuniu mais de 500 atletas neste domingo, dia 14
Tacchini Instituto de Pesquisa está com seis estudos com recrutamento de participantes em andamento