Uma missão do Reino Unido esteve no Rio Grande do Sul na última semana, para avaliar as condições para a regionalização do sistema de vigilância, monitoramento e resposta do estado à influenza aviária de alta patogenicidade, a H5N1.
A auditoria da equipe técnica britânica avaliou as ações de prevenção e vigilância para a gripe aviária executadas pelo Serviço Veterinário Oficial – compreendendo o trabalho do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi). Também analisou a capacidade de enfrentamento em caso de ocorrência da doença na avicultura gaúcha.
Técnicos do Ministério e da Secretaria apresentaram as atividades desempenhadas na prevenção, vigilância e preparação para o enfrentamento de um eventual ingresso de gripe aviária em granjas avícolas gaúchas, destacando o trabalho coordenado entre os dois órgãos oficiais e a cadeia produtiva. Os auditores estrangeiros também conheceram a ferramenta de geoanálise desenvolvida na Plataforma de Defesa Sanitária Animal (PDSA-RS) para gestão de focos em emergências sanitárias.
“A atuação do Serviço Veterinário Oficial do Rio Grande do Sul no enfrentamento dos focos de influenza aviária em aves silvestres e em mamíferos marinhos foi destacada pelos auditores, que também demonstraram satisfação com a ferramenta de gestão de focos apresentada”, detalha a coordenadora do Programa de Sanidade Avícola pela Seapi, Ananda Kowalski.
A passagem da equipe britânica incluiu, ainda, auditoria no Laboratório Federal de Defesa Agropecuária no Rio Grande do Sul (LFDA-RS). Atualmente, o laboratório é responsável pelo processamento de amostras de vigilância ativa para influenza aviária na avicultura industrial do estado.
Além do Rio Grande do Sul, a missão visitou os estados de Santa Catarina e São Paulo, abrangendo a auditoria de Serviços de Defesa Sanitária Animal, Serviço de Inspeção Federal, granjas avícolas, criação de aves de subsistência, laboratórios oficiais e credenciados.
INFORMAÇÕES PARA IMPRENSA
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Segundou de Oportunidades: CIEE-RS inicia a semana com mais de 3,8 mil vagas de estágio e bolsas de até R$ 1,8 mil
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor