Acolhimento de mais de 500 homens em situação de rua iniciou em 20 de maio, no Salão Paroquial Sagrada Família, passou pela Paróquia Nossa Senhora de Lourdes e se estabeleceu no prédio da Mitra Diocesana, no Centro, encerra na manhã deste sábado, 03 de setembro
Uma Missa em ação de graças pelo trabalho desenvolvido pelas dezenas de voluntários da Pastoral das Pessoas em Situação de Rua, pelos doadores e colaboradores, bem como pela missão dos frades da Fraternidade O Caminho, irá marcar o encerramento da quinta edição do projeto Hospedagem Solidária. A celebração está marcada para às 08h, do sábado, 03 de setembro, na Catedral Diocesana Santa Teresa D’Ávila, e será presidida pelo bispo diocesano, Dom José Gislon.
Organizado pela Fraternidade O Caminho e pela Pastoral das Pessoas em Situação de Rua, o serviço de acolhimento iniciou as atividades de forma emergencial na sexta-feira, 20 de maio, no Salão Paroquial Sagrada Família e em junho passou para a Paróquia Nossa Senhora de Lourdes. No final daquele mês, passou a funcionar em dois pavimentos do prédio que abriga também toda a estrutura organizacional da Mitra Diocesana, na Rua Os Dezoito do Forte, 1771, em frente ao Colégio La Salle Carmo.
Desde o início, em maio, a Hospedagem Solidária acolheu mais de 500 homens em situação de rua e serviu 5.180 porções de jantar e o mesmo número de cafés da manhã, num total de 10.360 refeições. A comunidade caxiense, novamente, se demonstrou solidária com a doação de mantimentos, cobertores, roupas e meias. A última noite do projeto será na sexta-feira, dia 02.
A comunidade também poderá acompanhar a celebração pelo Facebook Diocese de Caxias do Sul e da Catedral Diocesana.
Um pouco sobre a história da Hospedagem Solidária
O projeto nasceu a partir do trabalho já realizado pela Pastoral das Pessoas em Situação de Rua, na distribuição de comida nas ruas semanalmente, à noite. A primeira edição foi realizada em 2018, na Paróquia São Leonardo Murialdo, no centro e em 2019 e 2020, a acolhida aconteceu no Salão Paroquial do bairro Sagrada Família e em 2021, em Lourdes.
A terceira edição da Hospedagem Solidária, em 2020, encerrou totalizando 120 pessoas atendidas por 100 voluntários. Foram servidos 1.652 jantares e cafés da manhã. Já em 2019, ao todo, 360 voluntários colaboraram diariamente na preparação das 12.894 refeições e na organização dos 1.860 banhos.
No ano de 2021, a quarta edição da Hospedagem atendeu mais de 400 homens em situação de rua. Neste ano, a quinta edição ganhou mais força, com a colaboração dos frades da Fraternidade O Caminho, que se somaram aos voluntários da Pastoral das Pessoas em Situação de Rua.
Fonte: Felipe Michelon Padilha / Assessoria de Comunicação da Diocese de Caxias do Sul
No Dia do Doador de Sangue, Hemocentro do RS homenageia entidades parceiras
Centenária imagem de Santo Antônio retorna ao Santuário, em Bento Gonçalves, após mais de 100 dias de restauro
IV Encontro Restaurativo reforça os ideais da cultura de paz em Bento Gonçalves