Uma celebração emocionante, com a participação de muitas famílias com os avós e pessoas idosas, marcou a IV Jornada Mundial na Catedral Diocesana de Caxias do Sul – Paróquia Santa Teresa D’Ávila. Organizada pela Pastoral da Pessoa Idosa (PPI) da Catedral, a Missa das 11h deste domingo, 28 de julho, foi presidida pelo bispo diocesano, Dom José Gislon e concelebrada pelos padres Volnei Vanassi e Tiago Camozzato. Ela ganhou um belo sentido de unidade com a PPI espalhada por toda a região.
Instituída pelo Papa Francisco em 2021, a Jornada Mundial dos Avós e dos Idosos acontece sempre no domingo mais próximo ao dia 26 de julho, quando se celebra a memória litúrgica de São Joaquim e Santa Ana, pais de Maria e avós de Jesus. Neste ano, o Santo Padre escolheu o lema motivador a partir dos Salmos. “Na velhice, não me abandones” (cf. Sal 71,9). Em diversas paróquias, a Pastoral da Pessoa Idosa organizou atividades, celebrações, visitas e confraternizações para recordar a data
Na procissão de entrada da Missa, líderes da Pastoral da Pessoa Idosa levaram ao altar os pedidos e intenções dos idosos visitados pela Catedral. A iniciativa foi fruto de um intensivo de visitas realizadas nos últimos dias para levar a mensagem e a proximidade da Igreja, convidar para a celebração e, na impossibilidade de participar presencialmente, que pudessem escrever seus pedidos.
Dom José Gislon, na homilia, recordou que a solidão é a amarga companheira de muitos idosos, porque são vítimas da cultura do descarte. “Como sociedade, precisamos ter presente que os avós e idosos trazem no coração uma caminhada de fé e de experiência de vida que, muitas vezes, não é compreendida ou assimilada pelas novas gerações. Como cristãos, não podemos pactuar que a solidão e o descarte se tornem elementos frequentes no contexto em que estamos imersos, em relação aos avós e aos idosos”, salientou.
O pároco da Catedral, padre Volnei Vanassi, expressou a alegria de contar com a colaboração da PPI. “A Pastoral da Pessoa Idosa é um dos rostos mais belos do que chamamos de ‘Igreja em saída’. São mais de 70 idosos visitados com o carinho e o abraço da Igreja. Nossa gratidão à Pastoral da Pessoa Idosa espalhada por toda a Diocese”.
Para a coordenadora da PPI da Catedral, Ivanete Capelari, a celebração da IV Jornada dos Avós e dos Idosos é um sinal de unidade para olhar a realidade e cuidar de quem cuidou. “É uma bênção de Deus celebrar com eles, porque muitos deles ficam sozinhos em casa, não têm ninguém para conversar. Nós precisamos trazê-los para a Igreja e quem não pode vir até aqui, nós como Igreja precisamos ir até eles como rosto misericordioso da Igreja”, pontuou.
Ao final da Missa, os avós e idosos receberam a bênção e uma lembrança organizada pela equipe da Catedral, além da bênção individual da saúde
Fonte e foto: Diocese de Caxias do Sul
PG
No Dia do Doador de Sangue, Hemocentro do RS homenageia entidades parceiras
Centenária imagem de Santo Antônio retorna ao Santuário, em Bento Gonçalves, após mais de 100 dias de restauro
IV Encontro Restaurativo reforça os ideais da cultura de paz em Bento Gonçalves