Para buscar “a aproximação com setores empresariais acostumados a processos em mesas de negociação” e facilitar a interlocução com o Governo Federal, o ministro do Trabalho, Luiz Marinho, esteve nesta terça-feira (21) na Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS). “A mensagem que quero trazer é a de intenção de construção de entendimento”, disse Marinho, que participou de um café da manhã com integrantes das diretorias da FIERGS e do Centro das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (CIERGS), além de representantes de sindicatos industriais.
O diretor do CIERGS e coordenador do Conselho de Relações do Trabalho (Contrab) da FIERGS, Guilherme Scozziero, que representou o presidente Gilberto Porcello Petry, ressaltou que a Federação das Indústrias é a “Casa do Diálogo”, e que a vinda de Luiz Marinho para a primeira interlocução do Ministério do Trabalho representa a manutenção da harmonia entre os governos e os empreendedores privados. “Nossas expectativas são de que as habilidades da conciliação e imparcialidade, indispensáveis nas melhores mediações, sejam elementos relevantes na atuação do ministério”, afirmou, reforçando que a FIERGS representa 109 sindicatos filiados, promove o setor industrial, o desenvolvimento e a geração de empregos.
Outra preocupação do ministro manifestada na reunião com os industriais foi em relação à taxa de juros, que precisa começar a ser reduzida imediatamente, segundo ele, pois está prejudicando o desenvolvimento, “pegando pesado contra a atividade econômica, especialmente na indústria”, e penalizando o cidadão, com endividamento em excesso. “Não vejo razão para não começar o processo gradativo de redução dos juros”, observou.
Marinho falou também dos impostos de importações zerados em diferentes setores durante a pandemia e que, de acordo com ele, acabam por trazer prejuízo a atividades da indústria nacional. O governo irá determinar a retomada dos impostos em vários segmentos, assegurou.
Foto: Dudu Leal
Leg: Ministro participou de encontro com industriais na FIERGS
Central de Jornalismo da Rádio Difusora / com informações da FIERGS
PG
Câmara aprova projeto que dificulta progressão de regime para condenados por crime hediondo
“Zucco pelo Rio Grande” cumpre agenda na Serra com entrega de emendas, encontro com empresários e grande ato em Caxias do Sul
Jovens supermercadistas do país debatem oportunidades para o setor no RS