Para buscar “a aproximação com setores empresariais acostumados a processos em mesas de negociação” e facilitar a interlocução com o Governo Federal, o ministro do Trabalho, Luiz Marinho, esteve nesta terça-feira (21) na Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS). “A mensagem que quero trazer é a de intenção de construção de entendimento”, disse Marinho, que participou de um café da manhã com integrantes das diretorias da FIERGS e do Centro das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (CIERGS), além de representantes de sindicatos industriais.
O diretor do CIERGS e coordenador do Conselho de Relações do Trabalho (Contrab) da FIERGS, Guilherme Scozziero, que representou o presidente Gilberto Porcello Petry, ressaltou que a Federação das Indústrias é a “Casa do Diálogo”, e que a vinda de Luiz Marinho para a primeira interlocução do Ministério do Trabalho representa a manutenção da harmonia entre os governos e os empreendedores privados. “Nossas expectativas são de que as habilidades da conciliação e imparcialidade, indispensáveis nas melhores mediações, sejam elementos relevantes na atuação do ministério”, afirmou, reforçando que a FIERGS representa 109 sindicatos filiados, promove o setor industrial, o desenvolvimento e a geração de empregos.
Outra preocupação do ministro manifestada na reunião com os industriais foi em relação à taxa de juros, que precisa começar a ser reduzida imediatamente, segundo ele, pois está prejudicando o desenvolvimento, “pegando pesado contra a atividade econômica, especialmente na indústria”, e penalizando o cidadão, com endividamento em excesso. “Não vejo razão para não começar o processo gradativo de redução dos juros”, observou.
Marinho falou também dos impostos de importações zerados em diferentes setores durante a pandemia e que, de acordo com ele, acabam por trazer prejuízo a atividades da indústria nacional. O governo irá determinar a retomada dos impostos em vários segmentos, assegurou.
Foto: Dudu Leal
Leg: Ministro participou de encontro com industriais na FIERGS
Central de Jornalismo da Rádio Difusora / com informações da FIERGS
PG
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Segundou de Oportunidades: CIEE-RS inicia a semana com mais de 3,8 mil vagas de estágio e bolsas de até R$ 1,8 mil
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor