Com a presença do Ministro da Cultura, Sérgio Sá Leitão foi aberta nesta segunda-feira, 22, oficialmente a Festa Nacional da Música. Direitos autorais, leis de incentivo e consciência da classe artística foram alguns dos temas abordados. O secretário Estadual de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Vitor Hugo, o presidente da Câmara Diretiva do Conselho Estadual de Cultura, Marco Aurélio Alves, o Prefeito Guilherme Pasin, os cantores Léo Chaves, da dupla Victor & Léo, e Sandra de Sá, representante da União Brasileira dos Compositores (UBC) participaram do evento.
O Coordenador da Feira, Fernando Vieira, deu as boas vindas aos presentes. “Estamos iniciando mais um evento desta grandiosa Festa, aproveitem e que seja uma edição ainda mais especial”, disse. Para o Secretário de Estado, Vitor Hugo, Bento Gonçalves combina com a Festa da Música. “A música é característica da região. Além disso, que o vinho e as belas paisagens sirvam de inspiração para os compositores, músicos e que seja uma Festa para ficar marcada na história”, afirma.
O Ministro da Cultura, Sérgio Sá Leitão, relembrou sua participação na edição anterior, em Porto Alegre, e fez um balanço sobre o último ano. Entre os pontos nos quais não obteve avanços, ele destacou que uma falha na Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet) atrapalha os financiamentos aos eventos musicais. Segundo ele, um diferencial entre os artigos 18 e o 26 não permite que os patrocinadores abatam 100% do valor investido no Imposto de Renda devido a uma variação em alguns critérios, e a pressão de alguns parlamentares impediu o MinC de obter mais avanços no setor.
Os cantores Léo Chaves, da dupla Victor & Léo, e Sandra de Sá, representante da União Brasileira dos Compositores (UBC), destacaram que, mesmo com certo atraso, conseguem perceber uma classe artística mais engajada na valorização de suas composições. “Estamos começando a chegar na consciência do próprio artista, no respeito dele com sua criação. A gente ainda reclama muito e fica muito preso enquanto classe, mas certos eventos como a Festa da Música ajudam a quebrar esses muros”, disse a cantora.
A cerimônia foi simbolizada com a entrega de um saca-rolhas estilizado a Fernando Vieira, simbolizando a capital brasileira do vinho. O objeto foi ofertado pelo prefeito Guilherme Pasin. “Bento Gonçalves está honrada em receber este evento, normalmente é entregue a chave da cidade, mas hoje vou entregar um saca rolha, que simboliza a entrada para o mundo dos vinhos”, afirmou.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social Prefeitura
Foto: Franciele Gonçalves
Comandante do Corpo de Bombeiros de Bento orienta população sobre possíveis acidentes ligados ao inverno
Última semana da mostra artística “Colagens”, de João Genaro, no Museu do Imigrante, em Bento
Prefeitura realiza obras de drenagem na parte superior da Rua Aristides Bertuol, no Eucaliptos, em Bento