Em meio a safra da uva que está em andamento na Serra Gaúcha, o Ministério do Trabalho e Emprego de Caxias do Sul, alerta para o período de contratações, mesmo que curto, durante a vindima. O auditor fiscal da Gerência Regional do Trabalho e Emprego, Vanius João Corte, lembra “é um período que sempre nos trás algum tipo de problema em virtude da contratação temporária. A gente tem um volume grande de trabalhadores e um volume grande de problemas”, comentou.
Apesar da contratação ser realizada por um período pequeno, as regras trabalhistas são as mesmas, lembra. “Com frequência a gente encontra o trabalhador em situação irregular, que não foi feita nenhuma formalização. Não tem carteira de trabalho, não fez exames, e isto acaba trazendo problemas ao produtor/trabalhador, que é denunciado e recebe autuações”, afirmou.
As primeiras denúncias que chegaram ao órgão neste 2018 são da própria região de Caxias do Sul. Outro ponto foi a mão de obra de menores empregada durante a safra.
“Já temos recebido denúncias de menores. Menor de 18 anos não pode trabalhar na parte rural como empregado. Se é familiar não tem problema, o problema é admitir como prestador de serviço menores”, reforça.
Mesmo com a Reforma Trabalhista em vigor, as pessoas “agora acham que não tem mais lei e não é verdade. Não houve alteração nenhuma. Se for colocar alguém para trabalhar é obrigatório registro de trabalho, mesmo com período curto”, finalizou Corte.
Se por ventura alguém quiser efetuar uma denúncia na Gerência Regional do Trabalho e Emprego de Caxias do Sul, pode efetuar na Rua Bento Gonçalves, n 2621, Bairro São Peregrino, ou através dos fones (54)3221-3116/3306.
Fonte: Felipe Machado – Central de Jornalismo da Difusora
Foto: Arquivo Miolo Wine Group
Corede Serra mobiliza região para votar na Consulta Popular
IDENTIFICADO HOMEM QUE MORREU EM ACIDENTE COM TRATOR EM FARIA LEMOS, INTERIOR DE BENTO GONÇALVES
TRÂNSITO RETORNA AO SISTEMA TRADICIONAL DE COMBOIO NA BR 470, SERRA DAS ANTAS, ENTRE BENTO GONÇALVES E VERANÓPOLIS