O Rio Grande do Sul teve nesta segunda-feira o 12º dia do ano com temperatura negativa com o registro de -0,6ºC em Soledade. A MetSul Meteorologia antecipa que o frio não dará trégua nesta semana e adverte que deverá se intensificar e até muito. Ar mais seco e frio trará noites de mínimas próximas de 0ºC ou negativas na maioria das regiões com formação de geada generalizada nos próximos dias. Na segunda metade desta semana, principalmente, as mínimas vão cair mais por conta da atmosfera seca, onde deverão ser registradas marcas de 0ºC a 2ºC na área metropolitana de Porto Alegre e mínimas ao redor de 5ºC ou 6ºC abaixo de zero nos Aparados.
Todos os dados indicam para o final da sexta-feira e próximo fim de semana a chegada de ar polar ainda mais gelado que vai trazer frio intenso para uma extensa área na parte central da América do Sul, alcançando o Sul, o Centro-Oeste e o Sudeste do Brasil. O vento se somará à queda de temperatura no próximo fim de semana aqui no Rio Grande do Sul e deixará a sensação térmica significativamente baixa com valores abaixo de zero. Mesmo as tardes terão frio intenso com este novo potente pulso de ar frio vindo da Antártida. Localidades de maior altitude podem registrar “geada negra” (decorrente do vento) e os valores de sensação e temperatura oferecerão risco de vida (hipotermia) para os moradores de rua.
Dados analisados pela MetSul indicam que somente na segunda quinzena do mês, após o dia 16 ou 17, o frio poderia dar trégua com a chegada de ar mais ameno ao Rio Grande do Sul que interromperia a sequência de dias com marcas negativas e/ou próximas de zero.
Fonte: Metsul Meteorologia
Foto: Arquivo Rádio Difusora
1º Simpósio de Estomias do Tacchini reúne 70 profissionais de saúde
Secretaria da Mobilidade informa alterações no trânsito no bairro Maria Goretti, em Bento
Valor de repasse do IPE Saúde é ampliado e prestadores receberão R$ 163,1 milhões nesta quinta, dia 21