Mesmo com “taxação do sol”, energia solar segue valendo a pena, garantem especialistas

Associados da Apeme explicam o que muda com o Marco Legal da Geração Distribuída

Se você pensa em instalar painéis solares na sua casa ou empresa, é melhor se apressar. Em janeiro do próximo ano, entra em vigor a cobrança que foi apelidada de “taxação do sol”.

“A principal mudança é a cobrança de custos de distribuição para quem instalar painéis solares a partir do dia 7 de janeiro de 2023 para gerar energia em um sistema on grid (conectado à rede elétrica). A medida atende a uma lei sancionada no início deste ano, que regularizou o Marco Legal da Geração Distribuída”, explica Germano Boni, da Getec Projetos & Instalações Elétricas. Quem adquirir o sistema de geração de energia solar antes do dia 7 de janeiro permanecerá isento da chamada “taxação do sol” até 2045.

“No sistema on grid, a energia fotovoltaica é ligada à rede pública de energia e você pode fazer parte do sistema compensação de créditos. Todo o excedente produzido pela sua energia solar é injetado na rede pública e você fica com créditos para serem abatidos na conta de luz. As compensações concedidas para quem gera a própria energia por meio da energia solar foram incentivos para que a energia solar (limpa e renovável) se tornasse popular no país”, explica Rogério Pasqualetto, da Pasqualetto Eletro Industrial.

Além de valorizar o imóvel, a energia solar reduz a conta de luz em até cerca de 90% e o investimento se paga em um prazo de três anos e meio e quatro anos. Os painéis têm uma vida útil estimada de, no mínimo, 25 anos. “Mesmo com as novas regras e a taxa progressiva, a energia solar segue valendo muito a pena para os consumidores. Há um período de transição de sete anos, no qual a cobrança dos custos de transmissão para esses projetos será escalonada. Ao contrário do que muitos temiam com a regulamentação, isso não deve inviabilizar a adoção de energia solar em casa. A cobrança integral dessa taxa só deverá passar a ser feita a partir de 2029”, explica Fábio dos Santos, da Fatsul Energia Solar Inteligente.

A Associação de Pequenas e Médias Empresas (Apeme) de Garibaldi conta com três empresas associadas que realizam a instalação de painéis fotovoltaicos: Fatsul (contato pelo telefone (54) 3462-1117), Getec ((54 99646-1988) e Pasqualetto ((54) 99172-4142). O pesquisador Jorge Antonio Villar Alé, que desenvolve uma pesquisa sobre o assunto na região intitulada Solar Wind Tech (SWT 2022), também faz parte do quadro de associados da entidade. Saiba mais sobre o projeto, que conta com a parceria da Apeme, através do link https://sites.google.com/view/projeto-swt-2022.

Fonte: Apeme

Fotos: Divulgação/Aneel

(KPJ)

 

error: Conteúdo Protegido