Associados da Apeme explicam o que muda com o Marco Legal da Geração Distribuída
Se você pensa em instalar painéis solares na sua casa ou empresa, é melhor se apressar. Em janeiro do próximo ano, entra em vigor a cobrança que foi apelidada de “taxação do sol”.
“A principal mudança é a cobrança de custos de distribuição para quem instalar painéis solares a partir do dia 7 de janeiro de 2023 para gerar energia em um sistema on grid (conectado à rede elétrica). A medida atende a uma lei sancionada no início deste ano, que regularizou o Marco Legal da Geração Distribuída”, explica Germano Boni, da Getec Projetos & Instalações Elétricas. Quem adquirir o sistema de geração de energia solar antes do dia 7 de janeiro permanecerá isento da chamada “taxação do sol” até 2045.
“No sistema on grid, a energia fotovoltaica é ligada à rede pública de energia e você pode fazer parte do sistema compensação de créditos. Todo o excedente produzido pela sua energia solar é injetado na rede pública e você fica com créditos para serem abatidos na conta de luz. As compensações concedidas para quem gera a própria energia por meio da energia solar foram incentivos para que a energia solar (limpa e renovável) se tornasse popular no país”, explica Rogério Pasqualetto, da Pasqualetto Eletro Industrial.
Além de valorizar o imóvel, a energia solar reduz a conta de luz em até cerca de 90% e o investimento se paga em um prazo de três anos e meio e quatro anos. Os painéis têm uma vida útil estimada de, no mínimo, 25 anos. “Mesmo com as novas regras e a taxa progressiva, a energia solar segue valendo muito a pena para os consumidores. Há um período de transição de sete anos, no qual a cobrança dos custos de transmissão para esses projetos será escalonada. Ao contrário do que muitos temiam com a regulamentação, isso não deve inviabilizar a adoção de energia solar em casa. A cobrança integral dessa taxa só deverá passar a ser feita a partir de 2029”, explica Fábio dos Santos, da Fatsul Energia Solar Inteligente.
A Associação de Pequenas e Médias Empresas (Apeme) de Garibaldi conta com três empresas associadas que realizam a instalação de painéis fotovoltaicos: Fatsul (contato pelo telefone (54) 3462-1117), Getec ((54 99646-1988) e Pasqualetto ((54) 99172-4142). O pesquisador Jorge Antonio Villar Alé, que desenvolve uma pesquisa sobre o assunto na região intitulada Solar Wind Tech (SWT 2022), também faz parte do quadro de associados da entidade. Saiba mais sobre o projeto, que conta com a parceria da Apeme, através do link https://sites.google.com/view/projeto-swt-2022.
Fonte: Apeme
Fotos: Divulgação/Aneel
(KPJ)
Fiéis participam da Procissão do Encontro no Centro de Bento
Próxima sessão ordinária do Legislativo será dia 22 de abril, às 10h
Inscritos no NFG têm até este domingo, dia 20, para resgatar R$ 5,9 milhões do Receita Certa