Vinho quente, ou ‘quentão’, é bebida típica da data e que tem, também, versão para as crianças, feita com suco de uva
Uma das festividades mais típicas da cultura brasileira, a ‘Festa Junina’ está, também, entre as comemorações temáticas que melhor encontram tradução na gastronomia. Delícias como bolo de milho, milho cozido na palha, amendoim doce, salgado e in natura, paçoca, pipoca, pinhão e cachorro-quente disputam espaço sobre a toalha xadrez que enfeita a mesa e garantem a energia para os ‘caipiras’ de plantão dançarem ao som da quadrilha. Celebrada logo no início do inverno – na data de 24 de junho – tem no cardápio uma bebida que é, além de saborosa, certeira para afastar o frio: o ‘quentão’, também conhecido como vinho quente.
De preparo prático e simples, requer poucos ingredientes. Sua base é feita com vinho (tradicionalmente o tinto suave), fervido com açúcar e especiarias a gosto (há receitas tradicionais com cravo, canela e gengibre, e outros que experimentam a combinação com outras bebidas – como a cachaça, ou frutas por exemplo). Servido bem quente, é excelente para acompanhar as guloseimas juninas. As crianças também podem se deliciar com a versão não-alcóolica, igualmente saborosa, feita com suco de uva no lugar do vinho.
Que tal colocar seu chapéu de palha, fazer uma trança no cabelo e aproveitar essa inspiração para encher seu fim de semana de alegria e gostosuras juninas? A Cooperativa Vinícola Garibaldi ensina como preparar o tradicional ‘quentão’, com os vinhos de mesa ‘Vino Di Bartolo tinto suave’ ou ‘Vino Di Bartolo tinto Bordô suave’. Para as crianças, ou no caso daqueles que não podem consumir bebidas alcóolicas, a dica é utilizar o Suco de Uva Garibaldi Tinto Integral.
Os produtos podem ser encontrados nos principais supermercados em todo o país e também estão disponíveis na loja do Complexo Enoturístico da Cooperativa Vinícola Garibaldi, em Garibaldi.
Receita de ‘Quentão’
Para fazer 12 porções, você vai precisar de dois litros do vinho de mesa ‘Di Bartolo tinto suave’ ou ‘Di Bartolo tinto Bordô suave’, meio copo de cachaça de sua preferência, 200 ml de água, 1 e 1/2 copo de açúcar, canela em pau (2 pauzinhos ou conforme o gosto), cravo-da-índia (12 unidades ou a gosto); 8 rodelinhas de gengibre (ou a gosto). Para preparar, você mistura todos os ingredientes em uma panela e cozinha até levantar fervura. Basta esperar 10 minutos fervendo e está pronto para servir, bem quentinho!
Quentão sem álcool
A receita para fazer o quentão sem álcool é muito parecida e você vai precisar de 500 ml de Suco de Uva Garibaldi Tinto Integral, 500 ml de água, suco de meio limão, cravo e canela à gosto e um pedaço de gengibre descascado e ralado. Não é necessário adoçar. Primeiro você ferve o suco e a água. Então, adicione os outros ingredientes e deixe ferver por mais cinco minutos. Rende 10 porções.
Crédito: Junior Mateo
Fonte: Exata Comunicação
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Segundou de Oportunidades: CIEE-RS inicia a semana com mais de 3,8 mil vagas de estágio e bolsas de até R$ 1,8 mil
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor