Quinze mesas ginecológicas serão entregues para os Postos Médico-Legais do Instituto-Geral de Perícias (IGP) em cidades do interior do Estado. Elas serão usadas durante as perícias clínicas, feitas em mulheres com suspeita de abuso sexual. As mesas auxiliam os peritos médico-legistas na coleta de amostras de material biológico para análise laboratorial, além da verificação de violência física. Essas coletas são importantes para a produção da prova pericial.
As cidades previstas para receber as unidades são Santa Maria, São Leopoldo, Erechim, Passo Fundo, Pelotas, Soledade, Uruguaiana e Alegrete. Os municípios Cruz Alta, Bento Gonçalves, Caxias do Sul, Ijuí e Três Passos já receberam o material.
Um dos que já está usando o novo equipamento é o perito médico-legista Rogério Chulz, do Posto Médico-Legal de Bento Gonçalves. Segundo ele, por ser mais alta e confortável, a nova mesa facilita o posicionamento da paciente para o exame ginecológico. “Fica também melhor para coleta de exames e captura de fotos, quando necessário”, afirma Chulz. Além disso, ela funciona também como mesa clínica, o que amplia as possibilidades de exame físico.
Ao todo, foram investidos R$ 908.739,24 na aquisição dos itens, através de um convênio entre o Ministério da Justiça e da Segurança Pública e o IGP. A diretora-geral do IGP Heloisa Kuser reitera a importância das mesas ginecológicas para as perícias e a comunidade gaúcha. “Os equipamentos adquiridos são para prestar um melhor atendimento e cuidado às vítimas que buscam, no IGP, a justiça”, declarou Heloisa.
Fonte: Secretaria de Segurança
Foto: IGP / Divulgação
Operação Varejo Legal vai concluir visitas a cinco mil estabelecimentos de 147 cidades gaúchas nos próximos dias
Transações por Pix voltam a aumentar na segunda metade de janeiro
Estado anuncia municípios contemplados pelo programa de desassoreamento nesta quarta-feira, dia 29