A Mesa Diretora da Câmara Municipal de Bento Gonçalves protocolou Projeto de Resolução n° 2/2025, que não permite que vereadores não reeleitos façam cursos, seminários, congressos ou demais atividades de capacitação com recursos do Legislativo ao final do mandato.
No texto, o presidente Anderson Zanella, o vice-presidente Thiago Fabris, a 1ª secretária Letícia Bonassina e o 2º secretário Sidinei da Silva destacam que as atividades de capacitação custeadas pela Câmara são destinadas para a qualificação contínua dos vereadores em exercício, visando a melhoria de suas atividades como representantes da população.
“Considerando que vereadores que não foram reeleitos não terão mandato vigente no período subsequente, tornando desnecessária a realização de cursos financiados com recursos públicos ao final de seus mandatos”, justificam.
Os parlamentares ainda pontuam que o projeto assegura a correta alocação dos recursos públicos. Além disso, mantém em evidência um princípio da Casa do Povo: a transparência.
“A medida reforça os princípios da economicidade, moralidade, eficiência e transparência na administração pública, em consonância com o artigo 37 da Constituição Federal. Assim, a norma garante que a qualificação parlamentar continue a ser uma ferramenta para o aprimoramento da atividade legislativa, sem comprometer a correta aplicação dos recursos públicos”, explica o projeto.
Em um de seus artigos, a resolução destaca que a vedação se estende para todas as formas de ressarcimento, reembolso ou pagamento indireto de despesas. A Direção-Geral da Casa deverá adotar providências para que a Resolução seja de fato cumprida, incluindo a revisão de processos administrativos e a notificação dos parlamentares sobre a regulamentação.
O projeto será lido na sessão ordinária de segunda-feira, 24 de fevereiro, e deve ser apreciado e votado pelos vereadores em breve.
Leia o projeto de resolução aqui: https://sapl.camarabento.rs.gov.br/materia/31809.
Prefeitura de Bento conta com espaço para acolhimento de mulheres vítimas de violência
Oficina de Mediação de Leitura promoveu imersão na obra da patrona da 9ª Feria do Livro Infantil Sesc
Doce Páscoa encerra com uma programação diversificada