Mês do Autismo: formações abordaram o manejo e estratégias para evitar crises

Conhecimentos dos profissionais vão auxiliar no cotidiano escolar e suprir as necessidades dos estudantes autistas

No último sábado (05), ocorreu no CTG Laço Velho, a formação “Crises: manejo e formas de evitar” que integra a programação do Mês do Autismo no município. A atividade ocorreu em dois momentos, sendo o primeiro com a psicóloga, doutora em Educação e coordenadora do Curso de Psicologia da Universidade de Caxias do Sul, Anni Breitenbach, e pela neuropsicóloga e analista do comportamento, Fernanda Kesties Kaczalla. Elas explanaram sobre o tema “Estratégias práticas para o melhor desempenho do autista em sala de aula”, de como identificar um estímulo que a criança não consegue nomear o qual, muitas vezes, pode ser fisiológico como sono, fome, sede, dor.

Anni fala sobre como é preciso, antes, ter um primeiro contato com a criança/adolescente autista pelo sentimento. A necessidade dos profissionais conhecerem essa realidade que está em todas as esferas da sociedade. “A atenção para com a criança autista vem pela afetividade. Os níveis de suporte vão nos dando os indicativos de assistência, do quanto tem de autonomia. Posso citar um exemplo: a criança chegou desorganizada e quando profissional a atendeu, notou que ela tinha sede. Ele sabia que tinha esse comportamento. Então, é um funcionamento irregular, por isso é atípico, não tem uma constância. Que não abarca só as questões de linguagem, vai muito além”.

No segundo momento, Amaury Vargas, médico do TEAcolhe e especialista em atendimento de crianças autistas e suas comorbidades, abordou o tema “Rigidez e disfunção sensorial” corroborando de como o profissional precisa identificar o que está acontecendo para fazer o melhor manejo possível, ser o mais prático possível, como, por exemplo, ocorre uma crise no ambiente escolar. Ainda, o médico frisou sobre o aumento de casos de forma susbstancial.

As palestras dos dias 1º, 02 e 05 contemplaram os profissionais da rede pública municipal de ensino. No total, participaram 765. Em seu pronunciamento, a Secretária de Educação, Andreza Ana Peruzzo, salientou sobre a realidade da igualdade. “Nós estamos aqui para dizer que é possível a inclusão. Estamos tendo a oportunidade de ouvir e aprender com pessoas que muito a nos dizer. É um caminho que estamos construindo na educação. A gente sabe que tem horas que a gente acerta, e outras, erra. É por meio das nossas experiências que vamos fazer dar certo e, quando erramos, é reconhecer e tentar de novo. Nós precisamos ser a diferença, pois somo protagonistas todos os dias para melhor atender nossos alunos de inclusão”.

A Primeira-dama, Cláudia Remus, ressaltou sobre a necessidade da continuidade de buscar e atualizar as novas realidades da educação. “A convocação formal é nossa; a convocação de verdade é das crianças autistas. Precisamos aprender muito: com as experiências dos nossos colegas, com as profissionais das formações e, no dia a dia, com as nossas crianças. É preciso buscar cada dia mais para oferecer um atendimento humanizado e pleno de significados para os nossos estudantes autistas, pois, nós, professores, precisamos ser o elo de confiança e de atenção para suprir as suas necessidades”.

Programação do Mês do Autismo

15/04 – Uma tarde de aventuras – Horário: 14h30 – Local: Parque Gasper

25/04 – Aprender sobre o TEA para melhor atender (Capacitação para dentistas) – Dra. Fernanda de Villa Franco – Horário: 13h – Local: Complexo Administrativo da Prefeitura

26/04 – Oficina de culinária – Horário: 9h30 – Local: Senac

Maio – data a definir – Uma tarde de aventuras II (Trilha na mata, passeio de tuc-tuc, caça aos doces, piquenique) – Horário: a definir – Local: Associação Anjos Unidos

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