Campanha “Adote um ciclo” vai beneficiar mulheres que pertençam a famílias inscritas em programas de assistência social
A programação do Mês da Mulher 2022 terá uma ação social diferente neste ano. A campanha “Adote um ciclo” visa arrecadar absorventes íntimos femininos para destinar posteriormente a mulheres que pertençam a famílias inscritas em programas de assistência social.
As doações de absorventes podem ser feitas até o final de março na sede da Associação das Pequenas e Médias Empresas (Apeme) ou em oito farmácias de Garibaldi: Fran Farma, Drogabel, Panvel, São João (Buarque de Macedo, Avenida Independência e Avenida Rio Branco), Essência Farmácia de Manipulação e Dose Diária.
A campanha é uma realização da Apeme Mulher, Bancada Feminina da Câmara de Vereadores de Garibaldi, Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (COMDIM) e Parceiros Voluntários – Unidade Garibaldi.
Dignidade menstrual
A dignidade menstrual é um direito da mulher, mas milhares delas enfrentam a chamada “pobreza menstrual”, ou seja, não têm acesso a recursos, infraestrutura e conhecimento mínimo. De acordo com a pesquisa “Pobreza Menstrual no Brasil: Desigualdade e Violações de Direitos”, 713 mil meninas brasileiras vivem sem acesso a banheiro ou chuveiro em casa e mais de 4 milhões não têm acesso a itens mínimos de cuidados menstruais nas escolas. Isso inclui falta de acesso a absorventes e instalações básicas, como banheiros e sabonetes. A pesquisa foi lançada em maio de 2021 pelo Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) e pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF).
A dificuldade de acessar serviços e a pobreza menstrual podem ser fatores de estigma e discriminação, levando muitas vezes à evasão escolar. Uma enquete realizada pelo UNICEF com meninas e mulheres que menstruam apontou que 62% afirmaram que já deixaram de ir à escola ou a algum outro lugar de que gostam por causa da menstruação e que 73% sentiram constrangimento nesses ambientes.
Quer saber mais? Acesse: https://www.unicef.org/brazil/dignidade-menstrual
RESUMO
Campanha “Adote um ciclo” – Doação de absorventes íntimos femininos
Quando: até o final de março
A quem serão destinados: a mulheres que pertençam a famílias inscritas em programas de assistência social de Garibaldi.
Locais para coleta:
Apeme (Rua Heitor Mazzini, 122 / sala 02, Edifício Sonata, Centro)
Fran Farma Medicamentos e Perfumaria
Drogabel Drogarias
Farmácia Panvel
Farmácia São João (Buarque de Macedo)
Farmácia São João (Avenida Independência)
Farmácia São João (Avenida Rio Branco)
Essência Farmácia de Manipulação
Dose Diária Farmácia e Manipulação
Fonte: APEME Garibaldi
Foto: Divulgação APEME
(RM)
Programação do Ruas de Lazer acontece no próximo domingo
Cooperativa Garibaldi arremata 14 medalhas em concurso em sua cidade natal
Sicredi Serrana realiza Fórum de Transformação Social com foco na educação