Atividade é realizada pela Abadá BG Capoeira e será realizada nos dias 19 e 26 de novembro
A programação alusiva ao Mês da Consciência Negra também conta com apresentações da capoeira, patrimônio cultural imaterial da Humanidade. As atividades serão realizadas pela Abadá BG Capoeira, neste próximo domingo, dia 19, às 17h, na Praça Vico Barbieri, e também no dia 26, às 17h, na Praça das Rosas.
Na região da Serra, a Abadá BG Capoeira atende 19 municípios, com 12 profissionais envolvidos. Em relação ao Mês da Consciência Negra, Luan Lucas de Barba, também conhecido como Professor Cordilheira, comenta: “Consciência Negra tem que ser o ano todo. Eu acredito que temos que mostrar e conscientizar a população a respeito da cultura nacional, que existe e é muito vasta, e o combate ao preconceito racial”.
Ainda, o Professor Cordilheira reforça que é necessário combater a desinformação. “É nestas oportunidades a gente consegue falar um pouco mais sobre a temática, e tentar fazer com que preconceitos caiam por terra, porque, por mais que hoje estejamos vivendo em tempos de muita informação, de pessoas mais conscientes ainda existe muita desinformação a respeito da cultura popular brasileira! Na nossa região a cultura italiana é muito forte e muito importante! Mas a cultura nacional também merece seu espaço!”.
Em Bento Gonçalves, as atividades do Mês da Consciência Negra estão sendo promovidas pela Secretaria de Cultura em parceria com entidades como Movimento Negro Raízes, Sociedade Educativa e Cultural 20 de Novembro, Abadá Capoeira, Conselho Municipal dos Povos Tradicionais de Matriz Africana, Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABI) do Instituto Federal do Rio Grande do Sul, Coletivo Nest Support e Museu do Imigrante.
Fonte: Assessoria de Comunicação Prefeitura
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Segundou de Oportunidades: CIEE-RS inicia a semana com mais de 3,8 mil vagas de estágio e bolsas de até R$ 1,8 mil
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor