Merenda escolar: cerca de 17 mil refeições são servidas diariamente

São elaborados nove cardápios para Educação Fundamental e dezenove para Educação Infantil

Um dos pilares da Educação em Bento Gonçalves é a qualidade da merenda escolar: balanceada, nutritiva e saborosa. A SMED, por meio do Setor de Alimentação escolar, elabora cardápios variados que atendam as necessidades de saúde dos alunos, focando nos hábitos saudáveis que auxiliam no processo de construção do aprendizado e no crescimento saudável.

Atualmente, o setor organiza nove cardápios para as escolas de Ensino Fundamental e dezenove, para as de Ensino Infantil, seguindo as diretrizes do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), assim como no Guia Alimentar para crianças brasileiras de até 2 anos e Guia Alimentar para a População Brasileira. Em 2025, foi estabelecida uma nova normativa de redução de percentual máximo de aquisição de alimentos processados e ultraprocessados: atualmente, é de 20%, e vai passar para 15%. Além disso, 80% dos recursos destinados à alimentação escolar deverão ser usados na compra de alimentos in natura e minimamente processados.

Diariamente cerca de 17 mil refeições são servidas e, mensalmente, mais de 350 mil, sendo que em 2024, foram servidas 3.685.119. De acordo com a coordenadora Magliane Beria,

“Os cardápios são planejados mensalmente com base na sazonalidade dos produtos (frutas, legumes e verduras), cultura da região, as necessidades nutricionais e os hábitos alimentares dos alunos, pautando-se ainda na sustentabilidade e na promoção da alimentação adequada e saudável”, destaca.

A rede pública de ensino possui 157 merendeiras aptas para a execução dos trabalhos. Anualmente, são realizadas capacitações com o objetivo de aprimorar e atualizar as técnicas alimentares, desde as mais simples até as mais complexas. Um exemplo são as “Boas práticas de manipulação de alimentos”, procedimentos e práticas de higiene e segurança que buscam a garantia da qualidade e a segurança dos alimentos, desde a escolha e compra dos ingredientes, periodicidade, uso, consumo e prevenção de doenças transmitidas por alimentos. Em 2025, foram oferecidas três capacitações abordando o tema Boas Práticas de Manipulação de Alimentos e estão previstas mais duas.

“Buscamos sempre ofertar alimentos seguros e de qualidade nutricional, visando atender todas as exigências preconizadas pelo Ministério da Educação e estamos constantemente monitorando para que tudo seja organizado e planejado conforme os perfis de nossos alunos e as nossas orientações”, enfatiza Magliane.

A Secretária de Educação, Andreza Peruzzo, destaca sobre a importância de assegurar uma rede de proteção alimentar durante o período letivo, pois acessebiliza regularmente uma nutrição adequada para o crescimento ativo. “Todas as escolas seguem os cardápios realizados pela equipe de nutricionistas da SMED que tem como função oferecer todos os nutrientes necessários para as nossas crianças e adolescentes no período escolar. Qualquer adaptação deve ser, sempre, autorizada e sob a orientação do Setor de Nutrição. O zelo com a saúde dos nossos alunos começa na mesa, na refeição de qualidade que é servida nas nossas escolas”.

Confira abaixo os cardápios ofertados na rede pública de ensino

São nove cardápios para as escolas de ensino fundamental:

– um para os alunos atendidos em meio turno;

– um para os alunos atendidos em tempo integral;

– um adaptado para doença celíaca e intolerância à lactose (meio turno);

– um adaptado para alergia ao ovo (meio turno);

– um adaptado só para doença celíaca (meio turno);

– dois adaptados para diabetes (meio turno e turno integral);

– um adaptado para a EMEFE Caminhos do Aprender;

– e um para o Centro Municipal de atendimento Educacional Especializado (CMAEE).

E dezenove cardápios para as escolas de Ensino Infantil

– um cardápio para crianças de 6 a 12 meses,

– um cardápio para crianças de 6 a 12 meses adaptado para Alergia à Proteína do Leite,

– um cardápio para crianças de 6 a 12 meses adaptado para alergia ao ovo e sem sal,

– um cardápio para crianças de 6 a 12 meses adaptado para alergia ao ovo,

cardápio para crianças acima de 12 meses,

– dois cardápios para crianças acima de 12 meses com dieta pastosa,

– cardápio para crianças acima de 12 meses adaptado para alergia ao tomate,

– cardápio para crianças acima de 12 meses adaptado para alergia ao ovo,

– cardápio para crianças acima de 12 meses adaptado para alergia à Proteína do Leite,

– cardápio para crianças acima de 12 meses adaptado para alergia à proteína do leite e ao ovo,

– cardápio para crianças acima de 12 meses adaptado para crianças vegetarianas,

– cardápio para crianças acima de 12 meses adaptado sem glúten e sem leite, acima de um ano para doença celíaca, jardim (meio turno), jardim adaptado para doença renal crônica, jardim adaptado para alergia à proteína do leite, jardim adaptado para doença celíaca.

error: Conteúdo Protegido