Números do setor vitivinícola foram apresentados durante o 3º Wine Summit
Após um 2020 histórico, o setor vitivinícola seguiu registrando números positivos no primeiro semestre deste ano. De janeiro a junho, o mercado cresceu 4% em relação ao mesmo período do ano passado, pulando de 200,1 milhões de litros para 208,5 milhões de litros comercializados. O balanço foi apresentado na noite da última quarta-feira, dia 18, durante a 3ª edição do Wine Summit. O evento digital foi promovido pela Wine South America, que é a maior e principal feira profissional de vinhos da América Latina.
Detalhando por segmento, os destaques do semestre foram os espumantes brasileiros, que cresceram 67% nas vendas, e os vinhos finos, que atingiram uma elevação de 100% na comercialização. Ao analisar o período que abrange julho de 2019 a junho de 2020 com o intervalo de julho de 2020 a junho de 2021, o crescimento geral no mercado vitivinícola é de 19%. Em litros comercializados, o salto foi de 427,5 milhões para 509,6 milhões. O levantamento foi realizado pela Ideal BI Consulting com base em dados de importadores e produtores.
O panorama de distribuição dos vinhos e espumantes por Estado também foi apresentado com exclusividade no Wine Summit. Nesse ranking, São Paulo aparece em primeiro lugar com 34% do total de vinhos e espumantes distribuídos no país. Em segundo lugar vem o Rio Grande do Sul, com 15%, e em terceiro vem o Rio de Janeiro, com 9,7%.
Além do panorama do primeiro semestre, o 3º Wine Summit também discutiu a tributação do mercado de vinhos no Brasil. O Dr. Júlio César Grazziotin, consultor e assessor tributário, detalhou as atualizações mais recentes da Substituição Tributária (ST), que é um dos maiores fardos do setor em relação à competitividade. “Já tivemos alguns avanços significativos. Os Estados da região Sul e São Paulo foram desonerados, mas ainda temos Estados que mantêm. Vamos fazer um trabalho juntamente com a Uvibra e com os demais segmentos para pleitear que os demais Estados – especialmente Rio de Janeiro e Minas Gerais – também retirem a ST. Os contribuintes precisam estar atentos e sempre considerarem onde estão localizados e para quem vendem, pois isso impacta se precisa ou não aplicar essa tributação”, explicou Grazziotin.
O último palestrante do 3º Wine Summit foi o doutor em Direito Tributário pela PUC-SP, Dr. José Renato Camilotti. Ele explanou sobre os regimes tributários e destacou ainda a importância das vinícolas e demais profissionais do setor estarem sempre bem informados, conhecendo bem a legislação, as decisões dos tribunais – que podem ou não propiciar vantagens competitivas – e também o seu próprio negócio. “No Brasil, temos uma teia complexa de legislação tributária sendo emanada por todos os entes da federação, desde o governo federal, até os estados e os municípios. Estima-se que a gente tenha quase meio milhão de normas tributárias vigentes no nosso país”, informou Camilotti.
Nesse sentido, a unificação dos impostos costuma ser citada como uma medida importante para a competitividade do setor. “A tributação é um desafio diário. A dificuldade de abrir um ponto de venda em função dessa diferenciação entre os Estados é enorme. Até por isso existem muitos comentários sobre como o valor de venda da vinícola é diferente do e-commerce, que é diferente do supermercado. O impacto da tributação muda bastante, cada Estado é um país. São questões bem complexas e trabalhamos dia a dia para fechar esse quebra cabeça. A unificação dos impostos seria muito boa não apenas para a cadeia do vinho, mas para o mercado como um todo”, observou o produtor Daniel Panizzi, representante da Uvibra/Consevitis que esteve presente no encontro.
Desenvolvido com o intuito de fortalecer a promoção do vinho brasileiro por meio do compartilhamento e da geração de conteúdos ligados ao setor, o Wine Summit prevê a sua quarta edição ainda para esse ano.
Wine Connection acontece de 14 a 15 de setembro
Depois de movimentar cerca de R$ 1 milhão em negócios nas duas primeiras edições, o Wine Connection terá sua 3ª realização nos dias 14 e 15 de setembro. A plataforma digital permite que compradores das principais redes importadoras, distribuidoras, atacadistas, varejistas e profissionais do vinho se conectem virtualmente com os principais produtores de vinhos do Brasil, além de possibilitar experiências reais de degustações dos rótulos.
O projeto é realizado em parceria com o Sebrae/RS. A primeira edição da iniciativa ocorreu em novembro de 2020 e a segunda foi realizada em maio de 2021. Juntas, elas somaram 480 reuniões digitais entre compradores e vinícolas.
Wine Connection | 3ª edição
Quando: 14 e 15 de setembro de 2021
Para quem: profissionais do setor
Mais informações: www.winesa.com.br/connection
Apoio: UVIBRA/Consevitis-RS, SEBRAE-RS, Smurfit Kappa, Evino
Circuito do Vinho tem sua 1ª edição de 20 a 26 de setembro
Contemplando experiências exclusivas em 14 vinícolas da Serra Gaúcha, o Circuito do Vinho ocorre de 20 a 26 de setembro de 2021. O roteiro inédito abrange degustações exclusivas, jantares harmonizados e passeios de Maria Fumaça. O Circuito do Vinho foi desenvolvido em parceria com a Giordani Turismo e Eventos.
Serviço:
Circuito do Vinho – Wine South America e Giordani Turismo | 1ª edição
Quando: 20 a 26 de setembro de 2021
O que contempla: 6 noites de hospedagem, com café da manhã; 14 vinícolas em 6 cidades; Maria Fumaça e Parque Cultural Epopeia Italiana.
Valor: As vagas são limitadas.
Para quem: apreciadores de vinho que desejam fazer uma imersão ao universo vitivinícola
Informações e reservas: (54) 3455-2788, (54) 99683-9928 – WhatsApp e www.giordaniturismo.com.br
Fonte: Apura Conteúdo
Foto: Vagão Filmes / Divulgação
(RM)
Cinco mil pessoas prestigiam 3ª Festa Julina Solidária da Cooperativa Vinícola Aurora
Governo do Estado inicia trabalho de campo da batimetria no Guaíba
Próximo leilão do DetranRS oferta 611 veículos e sucatas