O Serviço de Medicina Preventiva do Plano de Saúde Tacchimed está sempre atento a desenvolver ações que visem melhorar a qualidade de vida da comunidade. A diretora técnica do Tacchimed, doutora Ana Paula Boscato, lembra que um dos propósitos do Tacchimed é justamente oferecer alternativas de prevenção.
“Seguidamente oferecemos aos beneficiários do Tacchimed a possibilidade de participação em grupos que tem por objetivo melhorar sua qualidade de vida, além de uma série de serviços preventivos e informações importantes sobre doenças”, relata. Além da prevenção, a informação é algo primordial para a prevenção.
Sarampo – doença infecciosa aguda, causada por um vírus, muito contagiosa e grave. Pode ser contraída em qualquer idade. Em 2016, o Brasil recebeu da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) o certificado de eliminação da circulação do vírus do sarampo. Porém, no momento o país enfrenta dois surtos de sarampo no norte do país. Casos isolados e relacionados à importação foram identificados em São Paulo, Rio Grande do Sul, Rondônia e Rio de Janeiro.
– Transmissão
Ocorre por meio de secreções expelidas ao tossir, espirrar, falar ou respirar. Por isso o elevado poder de contágio da doença. A incidência, a evolução clínica e a letalidade são influenciadas pelas condições socioeconômicas, nutricionais, imunitárias e àquelas que favorecem a aglomeração em lugares públicos e em pequenas residências.
– Alguns sintomas
– Febre alta – acima de 38,5 ºC.
– Dor de cabeça.
– Manchas vermelhas, primeiramente no rosto e atrás da orelha, após se espalham pelo corpo.
– Tosse.
– Coriza.
– Conjuntivite.
– Manchas brancas na mucosa da boca que aparecem 1 a 2 dias antes das manchas vermelhas.
– Prevenção do Sarampo
A única maneira de prevenir a doença é a VACINA contra o Sarampo.
Crianças de 12 meses a menores de 5 anos de idade: uma dose aos 12 meses – vacina Tríplice Viral e outra aos 15 meses de idade –
Vacina Tetra Viral
Crianças de 5 anos a 9 anos de idade que não foram vacinadas anteriormente: duas doses da Vacina Tríplice
Adolescentes e adultos: 10 anos a 29 anos: duas doses da Vacina Tríplice; Adultos de 30 anos a 49 anos: uma dose da Vacina Tríplice Viral. Nos pacientes acima de 50 anos, fica a critério médico a indicação (risco de exposição, viagens).
Quem fez a vacina contra o sarampo conforme o preconizado para sua faixa etária, não precisa receber a vacina novamente. A vacina não deve ser feita em menores de 6 meses de idade; em pessoas com casos suspeitos de sarampo; em gestantes, as quais devem esperar para ser vacinadas após o parto.
*Ministério da Saúde. http://portalms.saude.gov.br/saude-de-a-z/sarampo.
Fonte:Assessoria de Comunicação do Tacchini Sistema de Saúde
Encontro de formação sobre a Campanha da Fraternidade 2025 será nesta terça-feira, 26 de novembro, em Caxias do Sul
Medida provisória libera R$ 118,2 mi para gestão de desastres no Rio Grande do Sul
5ª Exposição da Qualidade do Tacchini Saúde, em Bento, celebra recorde de trabalhos