Foi no começo de agosto que o vereador de Bento Gonçalves, Gustavo Sperotto (DEM), divulgou nota a população informando ter sido diagnosticado com câncer no sistema linfático e amígdalas, sendo necessária a realização de cirurgias e tratamento. Mas afinal o que é este tipo de câncer?
A médica especialista em oncologia clínica do Hospital Tacchini, que vem acompanhando o tratamento do vereador, Alessandra Kaercher, concedeu entrevista para a Rádio Difusora e falou sobre o assunto.
“O chamado câncer de cabeça e pescoço é mais comum em homens acima de 50 anos, mas tem se tornado frequente em jovens, sem fatores de risco, e até em mulheres. Atualmente representa a sexta causa de câncer no Brasil. Geralmente está associado ao alcoolismo, tabagismo, os mais frequentes. Mas, este grupo de jovens e mulheres tem sido acometidos pelo HPV”, comentou.
Foi exatamente o que ocorreu com o vereador. O HPV é um vírus que atinge a pele e as mucosas, podendo causar verrugas ou lesões percursoras de câncer, como o câncer de colo de útero e de garganta. “Acaba contaminando os tecidos da cavidade oral, ocasionando mutações que vem a desenvolver o câncer. É um inimigo silencioso e normalmente não tem aparecimento de feridas, ardência ou até sinal de inflamação”, acrescentou a médica.
O caso de Sperotto deu-se com um caroço no pescoço, sendo submetido a retirada do nódulo. Em uma investigação mais aprofundada percebeu-se que um tumor surgiu nas amígdalas. Atualmente realiza tratamento complementar e preventivo. “Não tem mais evidência da doença. A cura se comprovará a longo prazo”, definiu.
Cada caso é particular, mas com a autorização do vereador, a especialista conversou com a reportagem. Ao final definiu Gustavo como “um guerreiro, forte, se mostrando com muita vontade de viver. É uma pessoa batalhadora, positiva e vai ficar bem”, encerrou.
Ouça a entrevista:
Fonte: Felipe Machado – Central de Jornalismo da Difusora
Rio Grande do Sul registra mais de 73 mil novos postos formais de trabalho em 2025
“Novo evento meteorológico mostrou que estamos mais preparados”, afirma Leite
IGP-RS lidera ranking nacional de análise balística de armas e projéteis