O bacharelado em Nutrição da UCS Hortênsias recebeu nota 4 na avaliação realizada por representantes do Ministério da Educação que estiveram no campus na semana passada. A nota foi divulgada terça-feira (7) e compreende uma escala que vai de 1 a 5.
O conceito alcançado é o resultado do cumprimento de uma série de critérios reunidos em três dimensões analisadas pelo MEC: organização didático-pedagógica, corpo docente e infraestrutura. Para a professora Heloísa Theodoro, coordenadora do curso de Nutrição na UCS Hortênsias, o comprometimento e o engajamento de professores, estudantes e funcionários foram determinantes para esse resultado.
O bacharelado em Nutrição da UCS Hortênsias prima pela indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. Um dos projetos desenvolvidos é o “Nutriação”, pelo qual acadêmicos e docentes vão até escolas realizar atividades nutricionais.
Os estudos no campus em Canela incentivam os futuros graduados a buscar informações atualizadas e com base científica. Isso, aliado às aulas nos laboratórios, complementa uma formação que oportuniza a vivência com a prática e a realidade da profissão. “O nosso curso está inserido na demanda de uma região turística como a nossa”, enfatiza a professora Heloísa Theodoro, coordenadora do curso de Nutrição da UCS Hortênsias.
Durante os semestres, os acadêmicos realizam cinco estágios e são inseridos nas rotinas ambulatoriais, de Unidade Básica de Saúde, de hospitais e unidades de alimentação e nutrição. Nos estágios, os alunos são supervisionados por professores nutricionistas – todos mestres ou doutores.
Antes de se graduar, eles conhecem na prática todas as áreas da nutrição e têm a possibilidade de participar de projetos na área de alimentos, saúde da mulher, saúde escolar e envelhecimento. “É um curso que eu me surpreendi, pois é bem completo na questão de estrutura, professores e qualidade das aulas”, avalia o acadêmico Édio Bruno Land Arend.
A professora Heloísa Theodoro estudou durante um semestre na Universidade de Toronto, no Canadá, onde realizou doutorado sanduíche e pesquisou sobre a relação metabólica relacionada à questão da obesidade abdominal e o sono em mulheres trabalhadoras. O aprendizado no Exterior, segundo ela, permitiu implantar novidades no curso de Nutrição da UCS Hortênsias, principalmente no sentido de o aluno compreender-se como autor na busca pelo próprio conhecimento.
O CURSO
O bacharelado em Nutrição da UCS Hortênsias tem duração de dez semestres e funciona no turno da noite, com aulas em Canela. Da primeira turma já formada, muitos profissionais já estão inseridos no mercado de trabalho.
O currículo do curso é inovador e construído para proporcionar uma formação completa. As práticas disciplinares iniciam-se logo no primeiro semestre.
Já os professores, com ampla experiência e adeptos de metodologias ativas na gestão das disciplinas que ministram, possibilitam a oferta de visitas técnicas e o envolvimento dos estudantes com a comunidade.
CAMPO PROFISSIONAL
O bacharel em Nutrição tem vasto campo de atuação, podendo efetuar prescrição dietética e dietoterápica, assim como pode trabalhar na formulação e implementação de políticas e programas de educação, segurança e vigilância nutricional, alimentar e sanitária, visando à promoção da saúde em âmbito local, regional e nacional.
Ele pode atuar em unidades de alimentação e nutrição (restaurantes, indústrias, refeições transportadas, produção de congelados e catering); creches, escolas, restaurantes comerciais, hotéis, academias, hospitais, clínicas, ambulatórios, consultórios, lactários, bancos de leite, spas, Unidades Básicas de Saúde, vigilância sanitária e indústrias de alimentos.
Diocese de Caxias do Sul participa do Seminário Regional da Campanha da Fraternidade 2025 em Porto Alegre
Setor Juventude da Diocese de Caxias participa da última reunião do ano do Serviço de Evangelização do Regional Sul 3 da CNBB
Diocese de Caxias do Sul realiza primeira edição do Bazar Solidário Cáritas no dia 16 de novembro