Há mais de 650 dias sem acidentes de trabalho com afastamento, empresa tem feito série de Investimentos em ações preventivas
Tão expressivos quanto os rigorosos processos de qualidade que a Meber Metais imprime à fabricação dos produtos com a sua marca é o compromisso que a empresa tem com a valorização de seus colaboradores. Prova desse zelo pelas pessoas são os investimentos em melhorias na segurança que permitiram a consolidação de um registro recorde.
A Meber Metais assinalou o mais longevo período sem qualquer ocorrência de afastamento por acidente de trabalho de sua história de mais de 60 anos. Há mais de 650 dias, nenhum caso do tipo é reportado na empresa. A última vez em que houve registro de afastamento por acidente de trabalho foi no dia 25 de fevereiro de 2021 – ou seja, quase dois anos atrás.
Desde então, uma série de ações já em curso foram reforçadas com os colaboradores e outras orientações preventivas entraram no radar da empresa. Treinamentos e investimento em melhorias compuseram um panorama de avanços. Junto com a comunicação, esse conjunto de propostas se transformou em resultados. “O maior investimento foi o diálogo com as pessoas, mudando a cultura e objetivando o comprometimento”, avalia Vinicius Ricardo de Oliveira, supervisor das Áreas de Apoio da Meber, que envolve os setores de segurança e medicina do trabalho, manutenção industrial e predial, além de meio ambiente e ETE (estação de tratamento de efluente).
Nesse sentido, Oliveira destaca o comprometimento e o engajamentos dos colaboradores e o apoio dos gestores junto às ações de prevenção como fatores de sucesso. Além disso, ressalta a dedicação da equipe de segurança e medicina do trabalho com os trabalhadores do chão de fábrica. Na Meber, há diálogos de segurança mensais, conduzidos pela área técnica do Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT). “Identificamos as causas dos acidentes ocorridos no passado, com a finalidade de impedir que elas se repitam, e focamos em treinamentos, com postura de quem sempre coloca a segurança em primeiro lugar”, diz Oliveira.
Ações para neutralizar riscos
Para tornar ainda mais efetivas as propostas, a Meber promoveu mudança de layout e fechamento de áreas de riscos. Houve restrição de acesso devido ao risco de movimentação de materiais através de empilhadeira e paleteira elétrica. Também foram feitos investimentos na adequação de máquinas e na contratação de uma fisioterapeuta para acompanhar os trabalhos e melhorias em ergonomia – todos com o objetivo de neutralizar riscos.
Além de Oliveira, o SESMT da Meber é composto pela técnica em segurança do trabalho Ayna de Azevedo e pela técnica de enfermagem do trabalho Luciele Pires Arce. Mas é com o comprometimento de todos que a empresa tem aprimorado a gestão na área. “Contamos com um time de gestores engajados em prol da segurança, colocando a segurança em primeiro lugar, juntamente com a qualidade do nosso produto”, observa Oliveira.
Brigada de Emergência passa por reciclagem
Na Meber, os princípios que norteiam a segurança das pessoas atendem a um completo guia que perpassa por investimentos na área, por reuniões de orientação e pela realização de treinamentos. A constante atualização, portanto, faz parte do cotidiano das equipes responsáveis por garantir a segurança dos colegas em caso de acidentes.
Uma das mais recentes reciclagens ocorridas na empresa propôs à Brigada de Emergência, através de aulas teóricas e de exercícios práticos, desafios no combate a incêndio e na prestação dos primeiros socorros. Assim, a equipe está apta a atuar em situações que exijam a perícia necessária, de modo a oferecer proteção à vida dos colaboradores.
O treinamento contou com o apoio da Qualified Segurança do Trabalho, sendo coordenado pela técnica em segurança do trabalho Ayna Azevedo da Conceição e pela técnica de enfermagem Luciele Pires Arce.
Crédito: Guilherme Jordani
Fonte: Exata Comunicação
ACIDENTE DE TRÂNSITO DEIXA UM MORTO E DOIS FERIDOS NA ERS-122, EM ANTÔNIO PRADO
GUARDA CIVIL MUNICIPAL PRENDE MULHER POR FURTO EM LOJA NA ÁREA CENTRAL DE BENTO GONÇALVES
HOMEM É ESFAQUEADO APÓS NEGAR DINHEIRO PARA UMA MULHER NA PRAÇA CENTENÁRIO, EM BENTO GONÇALVES