O Projeto Maturidade Urbana iniciou suas atividades no mês de maio de 2022. Ele visa a integração da Melhor Idade em segmentos artísticos que possibilitem explorar novos conhecimentos e qualidade de vida relacionada à Cultura Urbana. Assim, as mais de dez participantes entraram em contato com movimentos do breaking, assistiram ao documentário Nem eu sei tudo sobre os 10 anos da Nest Panos e tiveram aulas de graffiti. Essa imersão cada vez mais está rendendo. Está em produção o primeiro rap do projeto.
O nome do rap é alusivo ao lema do projeto que é “Hip Hop é mais legal que fazer tricô” e a letra foi escrita pelos Mcs New Guss e Makley baseada nas experiências que elas tiveram sobre a Cultura Urbana. Depois, foi feito a melodia no estúdio Visão Natural Records.
“A letra fala sobre o movimento Hip Hop, sobre elas fazerem parte da cultura, dizendo que elas também pode fazer parte da própria. Na letra, dizemos sobre elas passarem na televisão dançando breaking, grafitti e que se elas quiserem também podem rimar, abrindo a frase que foi criada por elas, que Hip Hop é mais legal do que fazer tricô”.
A música recebeu um tratamento baseado em trap, tendo como referência Type Beat do Orochi, um dos artistas em destaque do cena. O trap é um subgênero do rap que surgiu na década de 2000, nos Estados Unidos, com batidas com mais melodias e baterias, usando também a ferramenta do auto tune que é uma das suas estéticas.
O professor do projeto Pedrinho ressalta que a produção do rap “possibilitou uma imersão maior além da dança. Isso demonstra que a Cultura Urbana está acessível a qualquer idade, proporcionando aberturas artísticas intergeracionais”.
A aluna Dorotea Rizzon destaca que o momento “foi diferente. A mensagem que a música passa é que nada é impossível. É só querer que a gente consegue, claro que dentro das nossas limitações. Estamos gostando e aprendendo muito, tentando fazer o nosso melhor”.
O rap “Hip Hop é mais legal que fazer tricô” vai ser lançado nesta quarta-feira, às 18h, no canal do YouTube da Nest Support.
O projeto Maturidade Urbana é uma parceria entre a Secretaria de Cultura, Biblioteca Pública Castro Alves, Secretaria de Esportes e Desenvolvimento Social e Sesc.
Cronograma Maturidade Urbana
23/11 – 20h – Apresentação na Praça do Progresso (abertura do show Elvis Cover com Jhonny Grace)
30/11 – 14h – Doação de alimentos e visita ao Lar Luchese
03/12 – 14h – Apresentação em Tuiuti, no encerramento do ano dos grupos de Convivência da Terceira Idade
07/12 – 9h30 – Doação de alimentos e visita ao Lar do Ancião
09/12 – 14h – Batalha da Prova em Caxias do Sul
13/12 – 20h – Apresentação na Praça do Bairro Fátima (abertura do show Elvis Cover com Jhonny Grace)
Assessoria de Comunicação Social Prefeitura
Arte: Divulgação/Projeto Maturidade Urbana
PG
150 Anos da Imigração Italiana são celebrados no Barracão
9ª Feira do Livro Infantil Sesc encanta público de 600 pessoas nos bairros de Bento Gonçalves
Deputado Pasin destaca legado da imigração italiana em Grande Expediente Especial na Assembleia Legislativa