Material pedagógico Set Brasil traz novidades para alunos e professores

Além de ampliar temas como Educação Inclusiva e atenção plena, alunos do 1º ao 9º ano receberão dois livros literários que vão incentivar o hábito da leitura

Desde que foi implementado na rede pública de ensino, o material pedagógico SET Brasil trouxe um avanço qualitativo para estudantes e professores, promovendo uma mudança na realidade escolar. A história da educação municipal expressou um compromisso de buscar instrumentos e subsídios pedagógicos que proporcionassem significativas experiências na construção do ensino.

Para 2025, haverá novidades para alunos e professores. Além dos exemplares habituais com os conteúdos vistos em sala de aula, as turmas de 1º ao 9° ano vão receber dois livros de literatura infantojuvenil. São obras de autores consagrados, como Pedro Bandeira, Rosana Rios, Ilan Brenman, entre outros, que vão estimular o hábito da leitura. É um ganho considerável, pois a proposta está alinhada aos objetivos do compromisso Nacional Criança Alfabetizada. A curadoria, feita pela Editora Moderna, selecionou títulos conforme a faixa etária e que contemplem temáticas adequadas aos interesses dos estudantes.

Os professores de Educação Infantil e de Anos Iniciais vão receber o livro de Educação Inclusiva, que apresenta noções e estratégias de manejo de inclusão, ideias de atividades e de adaptação curricular. Conforme a assessora pedagógica da SMED, Lívia Mezacasa, o livro vai ampliar as possibilidades metodológicas, dar visibilidade para esta realidade, além de promover a quebra de pré-conceitos sobre o tema.

“Entendemos que, com a demanda crescente de estudantes que precisam de um olhar específico, esse material vai auxiliar no planejamento e na prática diária do professor. Dessa forma, precisamos estar caminhando juntos para podermos ter uma sociedade mais empática”, afirma Lívia.

Outro assunto que vai ganhar destaque está relacionado à saúde mental. Os livros contemplarão, a partir de agora, aspectos de atenção plena, que vem a somar com o trabalho já desenvolvido pela SMED acerca da Educação Emocional. Essa abordagem traz técnicas e habilidades para lidar com as emoções, proporcionando aos estudantes momentos de meditação e de olhar para dentro de si.

Ainda, houve mudanças no livro de Educação Infantil, que será volume único e passou por algumas revisões, com mais atividades inseridas. Nos anos iniciais, ocorre a separação dos componentes de História e Geografia. Até então, eles eram trabalhados em conjunto e foram separados para facilitar o planejamento do professor, atendendo às necessidades de organização da turma.

De acordo com Lívia, as mudanças são positivas para o processo do ensino-aprendizagem e a Secretaria de Educação e a Editora Moderna estão alinhadas em busca da excelência num trabalho pedagógico que favoreça essa evolução. “Nós entendemos que o principal ganho é o fato de que todos os nossos alunos, independente da realidade da escola, têm acesso ao mesmo material. Todos os livros são consumíveis: é do estudante, é direito dele. Ele recebe, leva para casa, pode utilizar e não precisa devolver. As mudanças são naturais, pois visam a formação integral do aluno e proporcionam instrumentos potencializadores do papel do professor”, enfatiza a assessora pedagógica.

A Secretária de Educação, Andreza Peruzzo, enfatiza sobre a excelência dos aperfeiçoamentos entre a rede pública de ensino e a Editora Moderna. “É muito importante um material didático de qualidade como ferramenta para o sucesso do processo ensino e aprendizagem. O SET Brasil norteia o trabalho pedagógico realizado nas escolas. É importante ressaltar que o professor tem autonomia no planejamento pedagógico. O diálogo entre os professores da rede e a equipe da editora Moderna foi fundamental para aperfeiçoar ainda mais o material”.

Fonte e foto: Assessoria de Comunicação Prefeitura

error: Conteúdo Protegido