Mary Del Priore é a patrona da 38ª Feira do Livro de Bento Gonçalves

Renomada historiadora, é autora de mais de 50 livros

Aos poucos a 38ª Feira do Livro vai sendo composta pelas notícias que a Comissão Organizadora vem anunciando. Em julho foi divulgado o Escritor Homenageado que é o maestro, professor e escritor Geraldo Farina. Em agosto, foi a vez do tema”O livro como ferramenta da memória” e o slogan “Criando e [Re]Contando Memórias”. Já nesta quinta-feira (24), ocorreu o convite oficial para a Patrona da 38ª Feira do Livro de Bento Gonçalves, a escritora e historiadora, Mary Del Priore.

Mary Del Priore é autora de mais de 50 livros que versam sobre os fatos históricos do Brasil. Pelo seu olhar já foram editados livros como “História do amor no Brasil”, “História das crianças no Brasil”, “Sobreviventes e guerreiras”, “História das mulheres no Brasil”, “Festas e utopias no Brasil Colonial”, “As vidas de José Bonifácio”, “Ao sul do corpo – Condição feminina, maternidades e mentalidade no Brasil Colônia”, entre tantos outros estudos de diferentes temáticas relacionadas a História. Seu último livro é “Tarsila – Uma vida doce-amarga”. Foi eleita em 2021 pela opinião pública por meio da revista “Aventuras na História” a “Melhor Historiadora do Brasil” e “Escritora de Destaque”.

Mary Del Priore expressa sua alegria em ser a Patrona da 38ª Feira do Livro de Bento Gonçalves“Ser patrona da 38ª Feira do Livro de Bento Gonçalves é uma honra enorme e uma imensa alegria. Honra porque Bento Gonçalves é um município que se configura como um lugar de excelência na civilidade, nos projetos educativos, na relação entre o público e o privado, sobretudo na história de nosso país. Grande produtora de vinhos, Bento Gonçalves está internacionalmente conhecida pela qualidade de seus produtos”.

Sobre tema e o slogan, a escritora fala que o livro nos permite viajar para o futuro, entender melhor o presente e viajar para o passado. “É um mote maravilhoso. A cada vez que contamos memórias percebemos como há uma continuidade entre nós e os nossos antepassados. Nós caminhamos nos ombros de nossos antepassados. E justamente da experiência deles lá de cima que nós conseguimos enxergar melhor o nosso presente e nosso futuro. Há algo de permanente, que eu chamaria de valores, de tradições, em que se conserva numa sociedade, sobretudo multicultural como é a brasileira. Então, contar e recontar memórias nos une ao nosso passado permitindo modernizar e adaptá-lo ao nosso presente”

A bibliotecária da Biblioteca Pública Castro Alves, Paula Porto Gautério, destaca sobre o convite para Patrona ser um momento de muita emoção para a Comissão Organizadora da Feira do Livro. “É com muita honra que receberemos Mary Del Priore, que além de possuir um excelente currículo, já foi eleita pela opinião pública como a melhor historiadora do Brasil. Ela dialoga diretamente com a temática dessa edição, que trabalhará em torno das diversas abordagens e interpretações que a história e a memória podem oferecer. Nesse sentido, teremos uma dupla que representará nossa Feira com grande maestria, pois nosso Escritor Homenageado, Geraldo Farina, também transita pela área da História, contando suas memórias e preservando o nosso patrimônio imaterial por meio de suas obras”.

O coordenador da 16ª CRE Alexandre Misturini ressalta que “é de extrema importância a nossa patrona ser uma historiadora. Tem um trabalho acadêmico gigantesco, reconhecido em universidades, com vasto conhecimento do Brasil, da gente brasileira. É um momento muito importante para o município de Bento Gonçalves, que é riquíssimo em história, de um povo lutador, imigrante, de conquistas, de trabalho. Podermos contar com a Mary Del Priore como patrona, prestigiar e abrilhantar a nossa Feira do Livro”.

O diretor do Sesc, Jaques Fachineli, destaca que “é uma honra ter o aceite da patrona para estar conosco na nossa Feira do Livro porque engrandece um evento que é pensado por muitas mãos e que potencializa a leitura, o livro, a nossa sempre missão de incentivar a leitura aqui em Bento Gonçalves. É uma grande alegria e estamos prontos para trabalhar juntos para o evento ser um sucesso”

Para a Secretária de Educação Adriane Zorzi “é de extrema importância estarmos promovendo a literatura, a educação e a história, pois mantém vivos a cultura e o conhecimento verdadeiro, embasados em fontes históricas, e Mary Del Priore dispensa apresentações. Ela é das maiores autoridades da área no Brasil”.

O Secretário de Cultura Evandro Soares comenta sobre a importância de proporcionar à comunidade um passeio pela história e a escolha da Patrona e do Escritor Homenageado. “Ter Mary Del Priore como patrona da nossa Feira do Livro é como ter um mar de histórias. Sua obra se comunica diretamente com o slogan e ao tema de nosso evento, assim como, do nosso Escritor Homenageado Geraldo Farina. Vamos ter uma dupla que se dedicou a literatura memorialística, pesquisando, registrando, interpretando, trazendo luzes aos fatos históricos que constituíram o Brasil e nossa região.  E isso é essencial, pois fala diretamente às narrativas de nossos antepassados que compõem a nossa identidade como brasileiros e imigrantes”.

Fique por dentro de tudo sobre a 38ª Feira do Livro!
@culturabento
@feiradolivrobento

error: Conteúdo Protegido