Autor de biografia lançada neste ano comanda bate-papo dia 4 de outubro, na Galeria Municipal de Arte
Entre as centenas de atividades literárias previstas para a 38ª edição da Feira do Livro de Caxias do Sul, uma delas pretende aproximar das novas gerações a vida e a obra de um dos maiores intelectuais da Serra.
Com destacada atuação entre os anos 1960 e 1990, o poeta, fotógrafo e professor Ary Trentin (1942-2002) terá marcantes passagens de sua biografia lembradas pelo escritor e jornalista Marcos Fernando Kirst no dia 4 de outubro. Autor do livro “Algumas Tramas: Um Passeio pelo Talento Multifacetado de Ary Trentin”, Kirst abordará o legado artístico de seu biografado na Galeria Municipal de Arte Gerd Bornheim, às 18h.
A ocasião para renovar o interesse pela obra do artista não poderia ser mais oportuna. Neste ano, são lembrados os 80 anos de nascimento e os 20 anos de saudades do poeta.
Trentin despontou no cenário cultural com a antologia poética “Matrícula”, lançada em 1967. A obra acabou por demarcar o surgimento de escritores que se tornariam referenciais da produção literária serrana – José Clemente Pozenato, Jayme Paviani, Oscar Bertholdo e Delmino Gritti.
A habilidade com as palavras, portanto, está em todas as páginas do livro de Kirst. Por vezes, a obra se transforma em coletânea poética, contemplando poemas conhecidos e outros até então inéditos; em outras, revela a veia epistolar de Trentin, reproduzindo trechos de cartas escritas principalmente a familiares. Claro, o apuro estético para capturar momentos únicos através da fotografia – muitas delas premiadas – também está presente na obra, que propicia uma saudosa galeria de imagens deixadas pelo biografado.
Tudo permeado pelas histórias de vida desse gramadense, cujo caráter humanista e talento para comunicar revelam uma persona de múltiplos talentos. Em sua pesquisa para o livro, Kirst descobriu o trabalho de Trentin para desenvolver a mídia local, sendo um dos artífices para a instalação do Núcleo Audiovisual na UCS, e para valorizar a cultura regional, envolvendo-se com o projeto ECIRS (Elementos Culturais da Imigração Italiana no Nordeste do Rio Grande do Sul).
Após o bate-papo, a obra estará sendo comercializada a R$ 50 – a renda será revertida ao Instituto Filhos. Uma outra atividade envolvendo o autor e seu mais recente livro também está agendada para a Feira do Livro, que ocorre de 30 de setembro a 16 de outubro na Praça Dante Alighieri e em outros pontos da cidade. No dia 6 de outubro, Marcos Kirst estará autografando “Alguma Tramas” às 18h, no Espaço 2 do evento.
“Alguma Tramas: um passeio pelo talento multifacetado de Ary Trentin” foi contemplado pela LIC Municipal de Caxias do Sul, com apoio cultural de Hbella, Blue Tree Towers, Âmbar, Menon e NL Informática, e parceria cultural da Editora São Miguel.
Serviço
Palestra e sessão de autógrafos de “Alguma Tramas: um passeio pelo talento multifacetado de Ary Trentin”, com Marcos Kirst. A palestra será no dia 4 de outubro, às 18h, na Galeria de Arte Gerd Bornheim, junto à Casa da Cultura (Dr. Montaury, 1.333). A sessão de autógrafos será no dia 6 de outubro, às 18h, no Espaço 2 da Feira do Livro, na Praça Dante Alighieri
Exata Comunicação
Foto: Marcos Kirst – Crédito: Severino Schiavo
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Segundou de Oportunidades: CIEE-RS inicia a semana com mais de 3,8 mil vagas de estágio e bolsas de até R$ 1,8 mil
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor