Após três dias como chefe do Executivo em exercício, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Vilmar Zanchin (MDB), transmitiu o cargo ao governador Eduardo Leite, na manhã desta quarta-feira (10), em ato realizado no Palácio Piratini. Durante a solenidade, foi sancionado o Marco Legal da Educação juntamente com os demais projetos da área aprovados pelo Parlamento no mês de dezembro.
“Em sintonia com o Executivo, elegemos, na nossa gestão na Assembleia, a educação como tema central. O que queremos é que nossos gauchinhos e gauchinhas, nossos jovens, tenham diante de si portas abertas para o futuro. Este é um momento histórico, tornamos lei este conjunto de diretrizes chamado Marco Legal da Educação, que pretende qualificar o ensino gaúcho”, declarou Zanchin em seu discurso.
O governador, que aproveitou a oportunidade para anunciar novo concurso para a contratação de 3 mil professores, enfatizou o trabalho realizado entre o governo e o Parlamento. “A educação seguirá sendo a nossa prioridade em 2024. Os projetos que estou sancionando hoje nos ajudam a qualificar o ensino gaúcho e nos proporcionam melhores condições para seguirmos evoluindo nessa área tão importante. O parlamento tem sido fundamental nesse sentido, trabalhando em sinergia com o Executivo na busca de soluções para a educação”, afirmou.
O Marco Legal da Educação foi construído a partir dos encontros do Movimento pela Educação propostos pelo Legislativo, que reuniram, no decorrer de 2023, professores, setores produtivos, famílias e especialistas, promovendo um amplo debate com a sociedade para levantar as questões mais urgentes a serem resolvidas na rede pública de ensino. Referências exitosas em todo o país também serviram como inspiração para aprofundar a discussão sobre o que pode ser feito no Rio Grande do Sul. Foi constituído um Conselho Consultivo, formado por especialistas reconhecidos nacionalmente, que sugeriu abordagens, indicou benchmarks, revisou estudos e auxiliou na construção das proposições sugeridas pelo parlamento e que resultaram no documento final.
No Palácio Farroupilha, a deputada Delegada Nadine (PSDB) transmitiu o cargo de presidente a Vilmar Zanchin no início da tarde.
Projetos sancionados:
PL 520 /2023 – Institui a Política Estadual de Educação Profissional e Técnica do Estado do Rio Grande do Sul e altera a Lei n° 11.123, de 27 de janeiro de 1998, que dispõe sobre a Educação Profissional e cria a Superintendência da Educação Profissional do Estado do Rio Grande do Sul – SUEPRO/RS – e dá outras providências.
PL 519 /2023 – Dispõe sobre a Gestão Democrática do Ensino nas Escolas Públicas Estaduais e dá outras providências.
PL 518 /2023 – Altera a Lei nº 9.672, de 19 de junho de 1992, que dispõe sobre a composição, o funcionamento e as atribuições do Conselho Estadual de Educação.
PLC 517 /2023 Poder Executivo Institui o Marco Legal da Educação Gaúcha, com o objetivo de promover a melhoria sistêmica da qualidade do ensino, em regime de colaboração com os Municípios.
Fonte e foto: Assembleia Legislativa – Comunicação
PG
No Dia do Doador de Sangue, Hemocentro do RS homenageia entidades parceiras
Centenária imagem de Santo Antônio retorna ao Santuário, em Bento Gonçalves, após mais de 100 dias de restauro
IV Encontro Restaurativo reforça os ideais da cultura de paz em Bento Gonçalves