Aprovado por unanimidade no início desse ano, o PL nº 10.481/22 definiu o mês de março como o mês da conscientização sobre o câncer colorretal. Chamada de Março Azul-Marinho, a campanha tem como objetivo conscientizar e incentivar a população na prevenção da doença.
Caracterizado pela presença de tumores malignos que acometem o intestino grosso e o reto, o câncer colorretal afeta cerca de 50 mil pessoas anualmente, de acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca). Está, inclusive, entre os três tipos de câncer que mais atingem a população brasileira, tanto homens quanto mulheres.
Entretanto, um fato importante é que, quando diagnosticado no começo, esse tipo de câncer apresenta alta probabilidade de cura. Por isso, é essencial que a investigação e o diagnóstico sejam realizados no período inicial da doença. Nesse sentido, Dr. Roger Beltrati Coser, cirurgião do aparelho digestivo e coloproctologista, destaca que pacientes que buscam ajuda precocemente contam com ótimas possibilidades de tratamento.
“Devemos ter muita atenção quanto a sintomas de desconforto abdominal, cólicas / dores abdominais e sinais como emagrecimento e sangramento nas fezes. Se ocorrerem, é necessário procurar imediatamente o coloproctologista ou o cirurgião do aparelho digestivo. “ orienta o profissional.
Além disso, ainda melhor do que tratar a doença precocemente, a população pode prevenir o câncer colorretal por meio de hábitos saudáveis como alimentação balanceada, prática de exercícios e manutenção do peso ideal.
Deve-se também evitar fatores de risco para o desenvolvimento de câncer como obesidade, tabagismo, alimentação pobre em fibras, sedentarismo. Em casos que há histórico da doença na família, é ainda mais importante o acompanhamento e práticas de prevenção da doença.
A campanha Março Azul-Marinho reforça para a sociedade a importância de se manter uma vida com bons hábitos e de realizar acompanhamento médico regular para exames de prevenção.
Fonte: Acontece Comunicação
Foto: Reprodução forumdesustentabilidade.com.br
(RM)
IV Encontro Restaurativo reforça os ideais da cultura de paz em Bento Gonçalves
Prefeitura de Bento realiza mutirão de limpeza de pichações neste sábado, dia 23
Alunos da EMEF Maria Borges Frota participam de contação de histórias em alusão à consciência negra