“Marca e pessoas são os pilares de qualquer negócio”, ensina o criador da Chilli Beans, Caito Maia, uma das atrações do Serra Summit

Programação ocorre de 20 a 22 de novembro em Nova Prata, com inscrições já abertas

Estar preparado para o “pinga-fogo”, de perguntas, respostas e muito debate sobre o desafio de empreender. Essa é uma das dinâmicas presentes na palestra do empresário Caito Maia, criador da marca Chilli Beans e um dos mais carismáticos jurados do Shark Tank Brasil. Ele será um dos participantes do inédito Serra Summit, que ocorre em Nova Prata. “Faço questão de abrir o microfone para a galera fazer perguntas, para termos essa interação, debatermos dilemas genuínos do empreendedor ou de quem sonha em empreender”, avisa.

Com o tema “Se parar o sangue esfria”, Maia será uma das atrações de 21 de novembro, o segundo dia do encontro (que ocorre de 20 a 22 daquele mês). Ele revolucionou o mercado de óculos ao fundar a Chilli Beans em 1997, e tornou-se um ícone no mundo dos negócios. A criatividade, que está nas suas origens como músico, ainda é o combustível, segundo Maia, para a consolidação da marca no Brasil e também no Exterior. “Tá no nosso DNA juntar as pessoas para debater, decidir e criar novidades que o público se amarre. É muito mais do que um produto o que nós oferecemos, e essa é uma das essências para ter sucesso com o empreendedorismo”, garante o empresário.

Hoje, a Chilli Beans está presente em 20 países, com mais de 1.300 pontos de venda – trajetória que Maia vai compartilhar no palco das conexões do Serra Summit. Ao todo, serão mais de 40 palestrantes durante toda a programação. O encontro tem sua abertura na noite de 20 de novembro, com a palestra do ator Nelson Freitas, e durante três dias movimentará a região, com uma estimativa de injeção de R$ 5 milhões na economia local. O Serra Summit encerra dia 22, quando ocorrem palestras e workshops com a temática do “Marketing, Inovação/Startups e Vendas Digitais”. O show da banda Acústicos e Valvulados fecha a agenda.

O que ver na palestra de Caito Maia

Antes da sua participação no Serra Summit, Caito Maia falou um pouco sobre o que vai apresentar e o sucesso no empreendedorismo.

Como é a sua abordagem em uma palestra para um público interessado em empreender?

Caito Maia: Sempre, ao final de todas as minhas palestras, eu faço o Pinga Fogo, que é abrir o microfone para a galera fazer perguntas. Faço questão dessa interação, debatemos dilemas genuínos do empreendedor ou de quem sonha em empreender, bem próximos e o carinho das pessoas é contagiante. Então os gaúchos podem já preparar as perguntas que quiserem para gente conversar lá no dia.

Você vai ter contato com o público gaúcho em um contexto pós-tragédia no Estado. Como um jurado do Shark Tank, que tanque de oportunidades, em meio à crise, você vislumbra para quem quer ser um tubarão e empreender por aqui? As crises podem ser impulsos para melhores soluções?

Caito Maia: Eu costumo dizer que da crise nascem as oportunidades. Somos muito solidários com o povo gaúcho e tenho certeza absoluta que vocês sairão melhores ainda dessa fase dura.

O que foi determinante para que a Chilli Beans decolasse no seu início? E o que faz a diferença para que hoje ela seja uma marca bem estabelecida nacional e internacionalmente?

Caito Maia: O que fez a Chilli Beans decolar foi a marca. Mais que produtos, nós trazemos moda, arte, música, geek e esporte na forma de óculos e relógios irados e uma atmosfera apimentada que faz a diferença para o nosso consumidor. Marca e pessoas são os pilares de qualquer negócio e os empreendedores precisam estar ligados 100% nisso. Nem sempre é fácil, o negócio tende a focar na venda, no resultado – mas o empreendedor que quer fazer acontecer precisa olhar tudo o tempo todo.

Como são tratados temas como a criatividade e a busca de soluções inovadoras dentro do negócio da Chilli Beans?

Caito Maia: São sempre as nossas prioridades. Na Chilli Beans são quase 30 anos inovando de maneira sempre criativa em produtos, campanhas, lojas, eventos. Está no nosso DNA juntar as pessoas para debater, decidir e criar novidades que o público se amarre. No dia a dia, temos vários momentos com os times reunidos onde o que importa mesmo é ser criativo e tentar pensar fora da caixa. Os líderes são sempre orientados para ouvir novas ideias e temos portas abertas para todos que quiserem falar e sugerir alguma novidade.

Quais características o aspirante a empreendedor, e o negócio dele, precisa ter para despertar a atenção de um investidor atualmente?

Caito Maia: Eu diria que o principal é: empreenda com algo que você ame. O sucesso vem dessa paixão, desse fogo. A energia que você precisa deixar no seu próprio negócio é grande: foco, disciplina, organização, conhecimento – e o investidor vai ver esse brilho nos olhos refletido na empresa, na cultura, no engajamento do time.

Serviço:

O que: Serra Summit

Quando: 20, 21 e 22 de novembro

Onde: Nova Prata, RS (Sociedade Grêmio Pratense)

Informações: serrasummit.com.br ou fone/whats 54 9666-0629

Fonte: Exata Comunicação

Foto: Divulgação

 

error: Conteúdo Protegido