O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) publicou nesta sexta-feira (21), instrução normativa determinando que a reidratação de leite em pó, pelas indústrias que produzem leite longa vida para a região da Sudene, seja feita somente com produto nacional. A decisão deve amenizar a entrada de leite em pó importado, o que estava gerando prejuízo ao mercado brasileiro.
A queda do preço pago pelo leite ao produtor tem afetado a produção principalmente no Sul do País, e foi tema de audiência pública na Comissão de Agricultura e Reforma Agrária do Senado, presidida pela senadora Ana Amélia (PP-RS), no dia 07 de outubro. Na ocasião, produtores e representantes da indústria apresentaram reivindicações aos ministérios da Agricultura e de Relações Exteriores, dentre elas a alteração da Instrução Normativa 26, que possibilitava a reidratação de leite em pó importado para abastecer municípios afetados pela seca.
Na audiência também ficou estabelecida a necessidade de um sistema de cotas entre produtores e indústria do Brasil e do Uruguai, para evitar a entrada em alta escala do produto uruguaio, o que também estaria afetando o preço pago ao produtor brasileiro.
Fonte: Gabinete Senadora Ana Amélia
Vereadores de Monte Belo do Sul aprovam contratação de auxiliares de obras
Meeting Empresarial da Fiema Brasil aborda estratégias para prosperar em um mundo em transformação
Com casa cheia, InovaBento conhece o case de transformação digital Tacchini