O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) publicou nesta sexta-feira (21), instrução normativa determinando que a reidratação de leite em pó, pelas indústrias que produzem leite longa vida para a região da Sudene, seja feita somente com produto nacional. A decisão deve amenizar a entrada de leite em pó importado, o que estava gerando prejuízo ao mercado brasileiro.
A queda do preço pago pelo leite ao produtor tem afetado a produção principalmente no Sul do País, e foi tema de audiência pública na Comissão de Agricultura e Reforma Agrária do Senado, presidida pela senadora Ana Amélia (PP-RS), no dia 07 de outubro. Na ocasião, produtores e representantes da indústria apresentaram reivindicações aos ministérios da Agricultura e de Relações Exteriores, dentre elas a alteração da Instrução Normativa 26, que possibilitava a reidratação de leite em pó importado para abastecer municípios afetados pela seca.
Na audiência também ficou estabelecida a necessidade de um sistema de cotas entre produtores e indústria do Brasil e do Uruguai, para evitar a entrada em alta escala do produto uruguaio, o que também estaria afetando o preço pago ao produtor brasileiro.
Fonte: Gabinete Senadora Ana Amélia
“2025, ano de arrumar a casa”, afirma Doutora em economia Patrícia Palermo durante última edição do ‘Bom dia Lojista’, em Bento
Valor de repasse do IPE Saúde é ampliado e prestadores receberão R$ 163,1 milhões nesta quinta, dia 21
Bento: reforma do telhado do ginásio de esportes é contemplada no Avançar Mais no Esporte