A programação do Café Produtivo de 2019, realizado pelo Arranjo Produtivo Local Metalmecânico e Automotivo da Serra Gaúcha (APLMMeA), foi aberta nesta quarta-feira, dia 28, em Bento Gonçalves. Uma ação conjunta com o Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Bento Gonçalves (SIMMME), promoveu uma palestra sobre sistemática para identificar e eliminar o desperdício por meio de melhoria contínua.
O engenheiro e doutor em Engenharia de Produção, Gabriel Vidor, falou sobre “Lean Manufacturing na prática: uma ferramenta para reduzir desperdícios e aumentar lucratividade.” Vidor destaca que entre os assuntos trabalhados está o processo de entendimento de como são as perdas, como elas se desenvolvem dentro de um processo de produção e como essas perdas podem ser minimizadas.
“Basicamente, fazer algo de uma forma mais simplificada, evitando erros e evitando perdas. Por exemplo, o nosso trajeto de casa para o trabalho é um processo e podemos analisar de que forma podemos economizar combustível e tempo no trânsito. E é isso que nós queremos trazer para as empresas: analisar os fluxos e como podemos torná-los mais simples no sentido de não gastar tanto dinheiro e de alguma forma conseguir um resultado melhor“, explica.
Segundo o presidente do SIMMME BG, Juarez José Piva, a sociedade passa por uma intensa transformação e há uma grande necessidade de investimento e modernização para o enfrentamento da concorrência mundial.
“Nós estamos passando por uma transformação em toda a nossa sociedade e precisamos estar prontos para esses desafios. Sempre precisamos de coisas novas. Nossa concorrência hoje é o mundo todo e precisamos investir, nos modernizar, produzir com mais capacidade. Um mesmo serviço que nos Estados Unidos demora 15 minutos, no Brasil demora em média uma hora, então são 45 minutos de desperdício e essa é uma questão que ninguém mais quer pagar. Precisamos melhorar“, pontua
O palestrante
Gabriel Vidor é professor em cursos de Pós-Graduação em Engenharia de Produção e Administração e tem experiência como consultor nas áreas de Planejamento, Projeto e Controle de Sistemas de Produção (metalúrgico, metalmecânico, moveleiro) e Sistemas de Serviços (educação e saúde).
Sobre o APLMMeA
O Arranjo Produtivo Local Metalmecânico e Automotivo tem como objetivo fomentar o desenvolvimento das empresas do segmento metalmecânico e automotivo da Serra Gaúcha. Por meio de projetos desenvolvidos pelos parceiros que compõem o Arranjo, são promovidas iniciativas visando a atender aos interesses e às necessidades da cadeia produtiva.
O APLMMeA conta com a associação de 107 empresas. Possui parceria do Simecs – Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Caxias do Sul; do Simplás – Sindicato das Indústrias de Material Plástico do Nordeste Gaúcho; do Simmme – Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Bento Gonçalves; da UCS – Universidade de Caxias do Sul; da GarantiSerra – Associação de Garantia do Crédito; do Sebrae – Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas; do Senai – Serviço Nacional da Indústria; da CIC Caxias – Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul; da Prefeitura Municipal de Caxias do Sul; do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo.
Região de abrangência: Bento Gonçalves, Carlos Barbosa, Caxias do Sul, Cotiporã, Fagundes Varela, Farroupilha, Flores da Cunha, Garibaldi, Nova Prata, Nova Roma do Sul, São Marcos, Vacaria, Vale Real, Veranópolis, Vila Flores e Vista Alegre do Prata.
Fonte e fotos: Airton Ferreira/Central de Jornalismo da Rádio Difusora
Clique na imagem para ampliar:
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Segundou de Oportunidades: CIEE-RS inicia a semana com mais de 3,8 mil vagas de estágio e bolsas de até R$ 1,8 mil
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor