Nesta quinta-feira, 4, mais seis agroindústrias foram certificadas por integrarem o programa Selo Sabor de Bento. Com as adesões, o Programa alcança a marca de 30 agroindústrias familiares cadastradas e o Município se estabelece como uma das três cidades gaúchas que mais possuem agroindústrias.
A entrega dos certificados foi realizada pelo prefeito Guilherme Pasin, acompanhado do secretário de Desenvolvimento da Agricultura, Dorval Brandelli, do chefe de escritório da Emater de Bento, Thompsson Didoné, e dos coordenadores do Serviço de Inspeção Municipal (SIM), Cristiano Selbach, e das Vigilâncias em Saúde, Rafael Vieira, no Salão Nobre da Prefeitura.
“É com satisfação que entregamos o Selo Sabor de Bento para mais seis agroindústrias. O selo é um projeto pioneiro no Estado, que garante a qualidade e a procedência, e a segurança de entrega dos produtos para a população. Agradeço o empenho dos produtores que querem legalizar seu estabelecimento”, salientou Selbach.
O Selo Sabor de Bento é resultado de uma parceria entre as secretarias de Turismo e de Desenvolvimento da Agricultura, com o Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Associação Riograndense de Empreendimentos de Assistência Técnica (Emater) e Vigilância Sanitária.
“Saudamos os agricultores que estão investindo e empreendendo na agricultura, na agroindústria familiar. A partir de 2013, em uma iniciativa da Prefeitura com apoio das entidades, nós conseguimos aprovar a lei que hoje garante esse benefício para vocês. Então, de lá pra cá, hoje nós somos o município com o maior número de agroindústrias da Serra Gaúcha e possivelmente chegaremos ao maior no Estado neste ano. Parabéns a todos”, frisou o chefe de escritório da Emater de Bento Gonçalves, Thompsson Didoné.
As novas agroindústrias cadastradas foram: Regina Massas e Cia (que produz capeleti, tortei e massas lisas); Delícias da Serra (pães, cucas, pastéis e bolachas); Addolorata Massas Caseiras (massas e capeleti); Nona Dorilde (biscoitos de milho, de prestígio, colonial e de mel e açúcar mascavo); Produtos Coloniais Dalva (pães, biscoitos, massa e capeletti); e Porão do Vale, que se destaca como a segunda agroindústria de vinho colonial legalizada do município.
O proprietário da agroindústria Addolorata Massas Caseiras, Nei Antônio Tomasi, salientou a importância de ser certificado com o Selo. “É um prazer sermos valorizados pelo trabalho familiar, aonde, hoje, conseguimos agregar valor. Com o Selo Sabor de Bento, esperamos que o produto seja reconhecido, assim como o das outras agroindústrias que já integram o projeto. Desde o começo conversamos com esses setores públicos para conseguir a legalização. O apoio deles foi fundamental”, comemorou.
O secretário de Desenvolvimento da Agricultura, Dorval Brandelli, ressaltou a agregação de valor na propriedade. “Parabéns aos nossos agricultores que estão chegando na legalidade do seu empreendimento. Nossa preocupação maior é com a possibilidade de que cada unidade na agricultura, cada propriedade, cada agricultor, tenha o seu agregado de valor ao produto que faz. A partir do momento que transformamos a matéria-prima da nossa propriedade em um novo produto, nós estamos gerando riqueza, e a única forma de dar sucessão na propriedade e que os filhos permaneçam ali, é a partir disso”, pontuou.
O prefeito Guilherme Pasin parabenizou as novas agroindústrias. “Este é um projeto que a gente abraça e apoia desde o seu início, de agregar valor a produção primária, sem perder nossa característica. É um programa da agroindústria, dos nossos agricultores. Entendemos que essa valorização é importante e isso tem se refletido nos números de estabelecimentos que só crescem. Parabéns a toda equipe técnica e aos nossos produtores”, enfatizou.
A solenidade contou com a presença de secretários municipais, coordenadores, diretores e servidores do Poder Público.
Fonte: Prefeitura de Bento
Abertas as inscrições para a Semana Teológica 2025, promovida pela Diocese de Caxias do Sul
Campanha do Agasalho já entregou mais de 900 mil itens aos gaúchos
Dia do Vinho Brasileiro ocorre em 24 de agosto, na Praça Achylles Mincarone