Nos últimos anos o incentivo às agroindústrias familiares tem sido de extrema importância para pequenos produtores expandirem seus negócios. Bento Gonçalves tem sido exemplo e se destacado nesse quesito, já que tem o maior número de agroindústrias no Rio Grande do Sul, com um total de 45, qualificando o município com o status de Capital Gaúcha das Agroindústrias.
Na sexta-feira (04), mais dois empreendimentos receberam a certificação com Selo Sabor de Bento. A primeira, em Tuiuty, a Sabor Supremo produz torta tirolesa, grostoli e biscoitos de diversos sabores. Tem como proprietária Geovana Aparecida Bonandiman Dalpiva que passou da contabilidade para a produção na agroindústria.
Já em Faria Lemos, Mario Petroli iniciou a produção com quatro pipas de madeira na década de noventa. E os 16 mil litros hoje ultrapassam os 70 mil litros. O produtor em 2024 perdeu parte dos parreirais nos deslizamentos de terra.
A ação é realizada em conjunto com a Emater e Sicredi. Estiveram presentes o coordenador do programa de agroindústrias da Emater, Neiton Peruffo, do Sicredi Marcelo Bettoni, adjunto de Governo Mauro Villa, subprefeitos de Tuiuty Tiago Coser, de Faria Lemos Matheus Bertolini e equipe da agricultura.
O secretário de Agricultura Luis Carlos de Mari destacou que esse momento “é extremamente importante, pois valoriza o trabalho realizado pelos empreendimentos do interior. Esse trabalho em conjunto com Emater e Sicred vem proporcionando que nossa cidade tenha o maior número de agroindústrias certificadas e isso demonstra o comprometimento em estar ao lado do agricultor”, disse.
Para o prefeito Diogo Siqueira a ação proporciona que “possamos estar junto do produtor, conhecendo o espaço de trabalho, conferindo a produção e ampliando as agroindústrias com a certificação”.
Fonte e foto: Assessoria de Comunicação Social – Prefeitura
PG
Prefeitos da Serra debatem no Piratini alternativas para demandas da região
Cooperados da Vinícola Garibaldi conhecem regiões produtoras de espumante na Itália
Legislativo de Bento amplia inclusão e sessões ordinárias passam a ter transmissão com tradução em Libras