Nos últimos três dias o Rio Grande do Sul foi atingido por três fortes temporais, com chuva intensa e ventos que ultrapassaram os 250 km/h em algumas localidades (Fonte: Metsul). Temporais desse porte causam danos de todo tipo e, desta vez, não foi diferente. Dados da Defesa Civil apontam que 2.780 residências de 26 municípios tiveram estragos, principalmente destelhamento.
A rede de distribuição de energia elétrica da RGE, que atende 255 municípios gaúchos, também foi bastante afetada, com danos diversos, tais como fios rompidos, transformadores avariados, equipamentos e postes quebrados, inclusive de concreto. A destruição se espalhou por centenas de cidades atendidas pelas duas distribuidoras. A maior parte, cerca de 80%, causada por árvores que caíram sobre a rede elétrica.
As cidades mais atingidas na área de concessão da RGE e da RGE Sul, e que ainda apresentam problemas de falta de fornecimento de energia devido aos fortes ventos, são: Passo Fundo, Sarandi, Palmeira das Missões, Santa Rosa, Sapiranga, Serafina Correa, Novo Hamburgo, Dois Irmãos, Caxias do Sul, Bento Gonçalves, Estância Velha, Ivoti, São Francisco de Paula, Gravataí, Santa Cruz e Campo Bom.
No pico dos temporais os danos na rede provocaram interrupção no fornecimento de energia elétrica para 159 mil clientes nas duas distribuidoras. No momento 10 mil clientes ainda estão sem abastecimento na área de concessão da RGE. Esse número vem reduzindo significativamente na medida em que as equipes concluem os consertos, o que permite religar a energia. No entanto, muitos dos clientes atingidos pelo primeiro temporal (10/06) e que já estavam com a energia restabelecida, ficaram novamente sem luz em função da sequência de temporais. Situações assim exigiram que fossem feitos dois ou até mais atendimentos a um mesmo cliente.
Além dos estragos na rede elétrica, o deslocamento e o acesso das equipes de campo para chegar a determinado ponto estão prejudicados, devido à dificuldade de acesso, seja pelas condições das estradas, especialmente em zonas rurais, ou mesmo por alagamentos ou imóveis muito danificados. Esse, aliás, um aspecto a ser considerado também. Residências que estejam muito danificadas ou que tenham as instalações elétricas internas com estragos não podem ter a energia restabelecida por razões de segurança.
A RGE segue trabalhando trabalhando com todo seu contingente e continuarão dessa forma até normalizar o fornecimento para todos os clientes. Infelizmente, porém, ainda não é possível informar quando tudo estará resolvido pelos motivos expostos. O que a empresa pode afirmar neste momento é que a energia vai sendo religada de forma gradativa e contínua conforme os atendimentos são feitos.
Alerta de segurança – A RGE alerta para que ninguém toque em fios caídos ou quaisquer outros equipamentos elétricos. Não é possível saber se estão ou não energizados e podem ocorrer acidentes, inclusive fatais. Chame sempre a concessionária, através de um dos seguintes contatos:
– RGE – 0800 970 0900 – SMS com a palavra LUZ + Código de Cliente para 27350 (se nunca usou o serviço, mandar antes IN + Código de Cliente para o mesmo número para cadastro)
No Dia do Doador de Sangue, Hemocentro do RS homenageia entidades parceiras
Centenária imagem de Santo Antônio retorna ao Santuário, em Bento Gonçalves, após mais de 100 dias de restauro
IV Encontro Restaurativo reforça os ideais da cultura de paz em Bento Gonçalves