O município de Bento Gonçalves disponibiliza um local específico para fazer a entrega de resíduos eletrônicos, para que não haja contaminação e poluição do meio ambiente. O projeto Recicle com a Gente é contínuo e tem por objetivo incentivar a comunidade a destinar corretamente seus resíduos. Durante o ano de 2016, foram recolhidos 76.359,35 Kg de resíduo eletrônico entre baterias, cabos e fios, carregadores, celulares, CPU’s, estabilizadores, notebooks, televisores, fontes de computador, monitores, além de rádios e vídeo cassetes.
Mesmo com ações pontuais, o recolhimento continua ocorrendo diariamente e de forma gratuita. A Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMAM) possui seu ponto de coleta no setor de serviços, localizado na Av. Osvaldo Aranha, 1075, fundos, em volume doméstico. Já as indústrias que tiverem grande montante, devem agendar a entrega pelo telefone (54) 3055-7217.
O que são resíduos eletrônicos?
Resíduo eletrônico é todo material produzido pelo descarte de equipamentos eletrônicos, por exemplo, monitores de computadores, telefones celulares e baterias, computadores, televisores, câmeras fotográficas, impressoras, entre outros.
Problemas causados pelo descarte inadequado
– Este descarte é feito quando o equipamento apresenta defeito ou se torna ultrapassado. O problema ocorre quando este material é descartado no meio ambiente. Como estes equipamentos possuem substâncias químicas (chumbo, cádmio, mercúrio, berílio, etc.) em suas composições, podem provocar contaminação de solo e água.
– Estas substâncias químicas podem provocar doenças graves em pessoas que coletam produtos em lixões, terrenos baldios ou na rua.
– Estes equipamentos são compostos também por grande quantidade de plástico, metais e vidro. Estes materiais demoram muito tempo para se decompor no solo.
Com informações da Assessoria de Comunicação da Prefeitura
Imagem: Site da prefeitura
IV Encontro Restaurativo reforça os ideais da cultura de paz em Bento Gonçalves
Prefeitura de Bento realiza mutirão de limpeza de pichações neste sábado, dia 23
Alunos da EMEF Maria Borges Frota participam de contação de histórias em alusão à consciência negra