Enquanto o país vive um cenário de incertezas provocadas também por manifestações, os romeiros da Serra Gaúcha deram demonstração de que a fé pode ser bem maior do que as dificuldades que o povo enfrenta diariamente. O primeiro sábado da 139ª romaria em honra a Nossa Senhora de Caravaggio, em Farroupilha, dá uma amostra do quanto a religiosidade importa para este povo serrano.
Só na manhã do sábado, 60 mil romeiros lotaram a esplanada do Santuário e deixaram de lado o frio, o cansaço e as dúvidas quanto ao transporte de retorno, já que rodovias estão trancadas e há redução do número de ônibus. Mesmo assim, não houve registro de tumulto nas filas para o transporte coletivo, nem ocorrências policiais. A paz que cercou o primeiro dos dois dias de romaria é típica do Santuário, e foi reiterada durante a homília do bispo dom Alessandro Ruffinoni, na missa campal.
_ Nossa Senhora de Caravaggio apareceu para Joaneta enquanto ela era maltratada, apanhava, em um cenário triste. Era um momento de guerra, parecido com o que vivemos hoje. Então façamos este pedido para Nossa Senhora: nos traga a paz_ afirmou o bispo.
O sol esteve presente durante todo o dia, aquecendo o povo e servindo como combustível para os mais de 20 quilômetros que muitos romeiros percorreram de Caxias do Sul até Farroupilha. A expectativa de público deve ser facilmente atingida: estimava-se que 100 mil romeiros passassem pelo Santuário até o final do domingo, número quase que atingido só na primeira manhã de evento, segundo a Brigada Militar.
_ Quando estamos em situações difíceis, nós visitamos a casa da nossa mãe. E é o que vocês estão fazendo aqui. O dia só estão lindo porque vocês vieram_ sentenciou o bispo durante a missa das 9h.
O dia 26 de maio, data votiva de Nossa Senhora de Caravaggio, costuma ter como momento mais emblemático a missa campal que é celebrada às 10h30min. Neste ano, a passagem do véu – que remete ao manto de Maria – entre os fiéis teve como trilha sonora o hino da 139ª Romaria, “Com Maria, peregrinamos, somos irmãos, somos da paz”.
_ Viva Nossa Senhora de Caravaggio!_ convidou o reitor do Santuário, padre Gilnei Fronza, durante a celebração.
Fonte: Caravaggio
Secretaria da Agricultura realiza atividades de educação sanitária na região do foco de gripe aviária
Cáritas da Diocese de Caxias do Sul promove ação solidária de inverno para aquecer corações
Atleta do Farrapos é convocado pela Seleção Brasileira para o Sul-Americano de Sevens