Mais de 400 alunos participam do Programa OAB vai à Escola em Bento

Organizado pela Comissão Especial do Jovem Advogado (CEJA), o Programa OAB vai à Escola está em seu terceiro ano consecutivo, atingido, de março a outubro de 2018, aproximadamente 420 alunos, de 8º e 9º anos do Ensino Fundamental da rede municipal de ensino. O Programa tem como meta apresentar noções sobre direitos e deveres do cidadão, tendo em vista que as atitudes tomadas sempre interferem no convívio com a família, escola e comunidade.

Assim, são propostos temas, para serem abordados nas palestras, escolhidos pelos diretores dos educandários, sendo: “ Os Direitos e Garantias Fundamentais dos Cidadãos e o Direito do Consumidor; O Estatuto da Criança e do Adolescente com Ênfase no Ato Infracional e Medidas Socioeducativas Aplicadas ou Violência Doméstica ou Escolar (bullyng e as formas de denúncia, uso e porte de drogas)”. Após a explanação, é aberto espaço para perguntas que, geralmente, são relacionados a Bullyng, o Código Penal e a Lei Maria da Penha.

Matheus Barbosa, coordenador do programa, destaca que o projeto é muito importante para a entidade e para a comunidade, pois proporciona aos jovens advogados uma oportunidade de contato com o público, aprimorando a oratória e conhecimentos. E para a sociedade em formação, proporciona noções básicas do que é ser um cidadão, com todas as suas responsabilidades.

“O projeto deu certo em Bento Gonçalves pelo fato de que existe uma preocupação com o ensino de qualidade para as crianças e adolescentes, tanto da parte da entidade quanto do Município através da Secretaria Municipal de Educação”, salienta Barbosa. Para o ano de 2019 todas as escolas terão oportunidade, novamente, de contar com o apoio do projeto OAB Vai à Escola, que também é desenvolvido a nível estadual por outras Subseções da OAB, cumprindo com o papel social do advogado.

As escolas da rede pública de ensino que participaram foram EMEM Alfredo Aveline, EMEF Anselmo Luigi Piccoli, EMEF Doutor Tancredo de Almeida Neves, EMEF Ernesto Dorneles, EMEF Lóris Antônio Pasquali Reali, EMEF Princesa Isabel, EMEF Professor Agostino Brun, EMEF Professor Noely Clemente de Rossi, EMEF Professor Ulysses Leonel De Gasperi, EMEF Professora Liete Tesser Pozza, EMEF Professora Maria Borges Frota, EMEF Maria Margarida Zambon Benini e EMTI São Roque – Professora Nilza Côvolo Kratz.

Segundo a secretária de Educação Iraci Luchese Vasques o Programa OAB Vai à Escola “é muito importante para o desenvolvimento dos adolescentes, pois os jovens advogados, utilizando uma linguagem acessível, abordam os direitos e deveres dos cidadãos, preparando-os para seu dia a dia e as consequências de seus atos, respondendo aos questionamentos e dúvidas dos mesmos”.

O projeto OAB Vai à Escola é uma parceria entre a subseção de Bento Gonçalves da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e a Secretaria Municipal de Educação (SMED). 19 profissionais participaram da OAB vai à Escola: Matheus Barbosa, Ricardo Sandrin Nunes, Fernanda Subtil, Daison Laurence Wobeto, Gabriela Reis, Cinara Marques dos Santos, Aiala Premaor, Manuela Almeida, Frauviana Moscone dos Santos, Rochel Gehlen, Tiago Carraro, Hellen Waskievicz Locatelli, Angelica Zappas, Josiane De Carli, Silvio Cardoso, Kellin Suzana Bender Bolzan, Jandira Arnort Kaezala e Alan de Moura Vieira.

Informações e agendamentos de palestras (a partir de março do ano letivo) podem ser efetuados junto à subseção de Bento Gonçalves da OAB, por meio do telefone e/ou email: (54) 3453.8221/3454.4422 ou ceja@oabbentogoncalves.org.br

 

Fonte: Assessoria de Comunicação Social

Foto: Divulgação/OAB – Subseção de Bento Gonçalves

error: Conteúdo Protegido