Encontros ocorreram ao longo de junho em comunidades rurais da Serra e Campanha Gaúcha
Ao longo de todo mês de junho, representantes de mais de 200 famílias produtoras de uva que são parceiras da Vinícola Salton participaram do Treinamento de Contratação Correta e Segura de Mão de Obra. As capacitações foram divididas por municípios da Serra e Campanha Gaúcha, alcançando todos os produtores rurais que prestam serviços para a vinícola.
O projeto foi realizado via Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-RS) e Sindicato Rural da Serra Gaúcha nas comunidades onde os produtores estão inseridos, em grupos de 10 a 15 pessoas e com duração de 8h cada encontro. “Foi uma grande mobilização e conscientização aos agricultores, onde levamos os pontos mais importantes vinculados à contratação de mão de obra e também à gestão rural como um todo. Temos certeza da relevância dessa ação para entregar atalhos ao produtor rural, para que se sinta mais confortável em entrar na nova safra mais capacitado e atento aos riscos existentes”, descreve o professor do Senar-RS, Marco Simch.
Entre os participantes das aulas estava o produtor rural Adriano Menegotto, de 42 anos. A família Menegotto é moradora de Tuiuty, interior de Bento Gonçalves, e fornece uvas viníferas para a Salton há mais de três décadas. O agricultor se diz ansioso para colocar em prática os ensinamentos e buscar uma equipe para contribuir na próxima colheita da uva em sua propriedade. “Essas capacitações são muito importantes para nós, trazem bastante conhecimento. Vimos que haverá bastante mudança e, no começo, certamente, será mais difícil. Mas é algo que precisamos entender e nos aprimorar. O cultivo da uva existe na minha família desde meu avô, e entendemos que as mudanças serão para o melhor”, afirma.
O apoio aos produtores rurais que fornecem uva para a Salton se estenderá pelos próximos meses, com visitas individuais feitas pela equipe de viticultura que prestará suporte em eventuais dúvidas e outros encaminhamentos necessários. “A partir das próximas semanas até o mês de outubro, visitaremos esses produtores em suas casas para tentar entender ainda mais a realidade de cada um neste novo momento. Algumas formas de contratação precisarão mudar e eles se mostraram dispostos e abertos a colocar em prática as regras necessárias”, descreve o técnico em viticultura da Salton, Luis Fracalossi. Estes produtores fornecem matéria-prima para a Salton e outras vinícolas da Serra Gaúcha.
No mês de maio, a Salton promoveu a segunda edição do Ciclos & Vinhas, evento também destinado aos produtores rurais e que contou com uma mostra técnica, além de palestras sobre perspectivas do agronegócio, gestão de custos de produção agrícola e contratação correta de mão de obra sazonal.
Estes são alguns dos projetos que a Vinícola Salton implementou ao longo de 2023 no quesito contratação de mão de obra, além da revisão de todos os processos de seleção e contratação de fornecedores, com implantação de critérios mais rigorosos e que coíbam qualquer tipo de violação aos dispositivos legais, incluindo direitos humanos e trabalhistas; e contratação de auditoria independente externa para certificar as práticas de responsabilidade social, entre outros passos importantes.
Fonte: Apura Conteúdo – Assessoria de Imprensa Salton
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Segundou de Oportunidades: CIEE-RS inicia a semana com mais de 3,8 mil vagas de estágio e bolsas de até R$ 1,8 mil
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor