Durante o ano de 2019, o Núcleo Municipal de Educação Permanente em Saúde de Bento Gonçalves (NUMESC BG), setor ligado a Secretaria Municipal de Saúde, realizou 150 ciclos de capacitações que resultaram em 172 encontros, totalizando 1.332 horas de capacitação. Além disso, segundo os dados, o Núcleo contou com 3.046 presenças e liberou 3.036 certificações, sendo 2.617 certificados e 419 atestados para facilitadores ou palestrantes.
O tema que norteou o ano foi as Doenças e Agravos Não-Transmissíveis (DANT’s), com enfoque nas doenças e agravos cardiovasculares, conforme consta no Plano Municipal de Saúde.
O NUMESC é responsável pelos acolhimentos de estagiários, do controle dos convênios vigentes, dos contratos e seguro dos mesmos para somente após liberar o início do estágio. De acordo com o relatório divulgado, nos dois semestres de 2019, o setor acompanhou 205 acadêmicos das instituições: UNICNEC Bento Gonçalves, UCS, FSG, UNISINOS e FATEPA, nas áreas de Enfermagem, Fisioterapia, Técnico de Enfermagem, Psicologia, Biomedicina, Nutrição, Técnico em Radiologia, Serviço Social e Biologia.
O NUMESC BG também recebe o controle das capacitações externas que os servidores realizam durante o ano. No ano de 2019 foram recebidos 59 certificados externos de 32 funcionários, resultando em 1.526 horas de capacitações realizadas fora da Secretaria. “No entanto, esse número é bem maior, pois nem todos funcionários criaram o hábito de enviar ao NUMESC cópias de suas certificações externas”, explica a coordenadora Núbia Beche Lopes.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura de Bento
Foto: Arquivo
No Dia do Doador de Sangue, Hemocentro do RS homenageia entidades parceiras
Centenária imagem de Santo Antônio retorna ao Santuário, em Bento Gonçalves, após mais de 100 dias de restauro
IV Encontro Restaurativo reforça os ideais da cultura de paz em Bento Gonçalves