A sexta-feira, dia 7 de setembro, Dia da Independência, foi marcado pela realização do Desfice Cívico Militar em Bento Gonçalves no centro da cidade (Ruas Marechal Floriano, Marechal Deodoro, Via Del Vino). Foram mais de 16 mil pessoas, de acordo com a Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura, entre quem desfilou e assistiu o ato cívico.
O desfile contou com a participação de 23 entidades, entre miliares, grupos de escoteiros, bem como Escolas Estaduais, Municipais e Privadas. As Brigadas, 3º Bpat (3º Batalhão de Policiamento em Áreas Turísticas), Corpo de Bombeiros, Polícia Rodoviária Estadual, Polícia Rodoviária Federal, abriram o momento cívico, e no final, foi a vez do 6º BCOM (6º Batalhão de Comunicações).
Desfilaram Escoteiros (Desbravadores, Ciretama e Videira), a Escola Infantil Pedacinho do Céu, Escola Caminhos do Apreender, Faculdade de Tecnologia (FTEC), Noely Clemente de Rossi, General Rondon, Ulysses Leonel de Gasperi, Alfredo Aveline, Escola de Ensino Fundamental Ouro verde, Escola Mestre Santa Bárbara, Colégio Scalabriano Nossa Senhora Medianeira, Maria Borges Frota, Colégio Sagrado Coração de Jesus, Escola Pedro Vicente da Rosa, Escola Imaculada Conceição e Complexo de Ensino Cenecista.
As comemorações tiveram o tema Nacional o Projeto Rondon; Estadual, Tribunal de Justiça Militar do Rio Grande do Sul; e Municipal: “Solidariedade: valor que transforma uma comunidade”.
O Desfile marcou o encerramento da Semana da Pátria e posterior, o início dos Festejos Farroupilhas 2018, com a chama crioula substituindo a chama da pátria.
As vias centrais foram bloqueadas por Agentes do Departamento Municipal de Trânsito (DMT) da Secretaria de Gestão e Mobilidade Urbana, voltando a sua normalidade após o meio dia.
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Segundou de Oportunidades: CIEE-RS inicia a semana com mais de 3,8 mil vagas de estágio e bolsas de até R$ 1,8 mil
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor