Mais de 13 mil veículos estão emplacados padrão Mercosul em Bento

A partir desta sexta-feira, 31 de janeiro, passa a valer em todo o Brasil as placas padrão Mercosul. Entretanto, no Rio Grande do Sul desde 17 de dezembro de 2018 já está em vigor a obrigatoriedade junto aos Centros de Registro de Veículos Automotores (CRVAs).

De acordo com dados apurados pela Rádio Difusora junto ao DetranRS referentes até dezembro de 2019, de uma frota de 6.977.604 veículos, atualmente 1.083.727 já estão com o novo modelo. Em Bento Gonçalves que possui 82.846 veículos em circulação, 13.122 são padrão Mercosul. Outras 69.724 são placas cinza, que inclusive não mais são fabricadas.

É importante lembrar que precisam colocar a placa Mercosul apenas nos casos de primeiro emplacamento e, para quem tiver a placa antiga, no caso de mudança de município ou unidade federativa; roubo, furto, dano ou extravio da placa, e nos casos em que haja necessidade de instalação da segunda placa traseira.

A nova placa apresenta o padrão com quatro letras e três números, o inverso do modelo atualmente adotado no país com três letras e quatro números. Também muda a cor de fundo, que passará a ser totalmente branca. A mudança também vai ocorrer na cor da fonte para diferenciar o tipo de veículo: preta para veículos de passeio, vermelha para veículos comerciais, azul para carros oficiais, verde para veículos em teste, dourado para os automóveis diplomáticos e prateado para os veículos de colecionadores.

Todas as placas deverão ter ainda um código de barras dinâmico do tipo Quick Response Code (QR Code) contendo números de série e acesso às informações do banco de dados do fabricante e estampador da placa. O objetivo é controlar a produção, logística, estampagem e instalação das placas nos respectivos veículos, além da verificação de autenticidade.

 

Fonte: Central de Jornalismo da Difusora com informações do DetranRS e Agência Brasil

error: Conteúdo Protegido