Cinco hospitais do Rio Grande do Sul passam a contar com a habilitação para atendimento, pelo Sistema Único de Saúde (SUS), de 65 leitos de Unidades de Terapia Intensiva-UTI Adulto. São mais de R$ 4,4 milhões para formalizar o custeio destas novas vagas de UTI, exclusivas para pacientes de Covid-19, que entraram em funcionamento durante a pandemia de coronavírus.
De acordo com as portarias 2527 e 2530, do MS, publicadas no Diário Oficial da União nesta quarta-feira (23), a habilitação é temporária, válida para o período de 90 dias, com possibilidade de prorrogação. Os recursos, pagos em parcela única, são do Bloco de Manutenção das Ações e Serviços Públicos de Saúde-Grupo Coronavírus (Covid-19) disponibilizado aos Estados e Municípios.
A diretora do Departamento de Atenção Hospitalar e Ambulatorial (DAHA) da Secretaria da Saúde do Estado (SES/RS), Lisiane Fagundes informa que esses leitos novos, instalados durante a pandemia neste ano, já estão incluídos no Sistema de Monitoramento de Leitos do Governo do Estado (coronavirus.rs.gov.br). A diretora também explica que no montante previsto pelas portarias não está o valor da habilitação dos 34 leitos do Hospital Nossa Senhora da Conceição porque se trata de um hospital federal, orçamentado direto pelo ministério.
Foram habilitados leitos dos seguintes hospitais:
Hospital São Francisco de Assis, de Parobé, 10 leitos
Hospital Centenário, de São Leopoldo, 6 leitos
Hospital Dom João Becker, de Gravataí, 10 leitos
Hospital Nossa Senhora da Conceição, Porto Alegre, 34 leitos
Santa Casa de São Gabriel, 5 leitos
Fonte: SES
Foto: Renata H. G. Eidelwein/RP HSFA
Corede Serra mobiliza região para votar na Consulta Popular
IDENTIFICADO HOMEM QUE MORREU EM ACIDENTE COM TRATOR EM FARIA LEMOS, INTERIOR DE BENTO GONÇALVES
TRÂNSITO RETORNA AO SISTEMA TRADICIONAL DE COMBOIO NA BR 470, SERRA DAS ANTAS, ENTRE BENTO GONÇALVES E VERANÓPOLIS