As instituições de ensino privado, em sua grande maioria, retomam às aulas na próxima semana, 17/02, conforme calendário sugerido pelo SINEPE/RS. Cada instituição tem autonomia para definir a data, desde que cumpra os 200 dias letivos, previstos em lei. A rede privada conta com 429.028 alunos na Educação Básica e 407.662 estudantes na Educação Superior, segundo dados do último Censo do Ministério da Educação.
Conforme o presidente do SINEPE/RS, Bruno Eizerik, o recesso escolar é o período de planejamento das instituições. “As escolas se prepararam, os professores já voltaram e todos estão trabalhando para receber os alunos da melhor maneira possível, mantendo tudo aquilo que a escola privada faz pelos seus estudantes. As famílias podem continuar contando com a qualidade de ensino oferecida pelas instituições.”
Para 2020, Eizerik lembra que já estão valendo as novas regras da Base Nacional Comum Curricular – BNCC para a Educação Infantil e Ensino Fundamental. Além disso, ele ressalta que o ano vai ser de muito trabalho interno nas instituições. “Nos próximos dois anos, 2020 e 2021, as escolas precisam se preparar para o novo Ensino Médio, previsto para iniciar em 2022, o que exigirá tempo e planejamento”.
CALENDÁRIO 2020
Segundo o calendário proposto pelo SINEPE/RS, o ano letivo termina no dia 15 de dezembro. Além dos feriados nacionais e estaduais, haverá feriado escolar no dia 13 de outubro, como antecipação à comemoração pelo Dia do Professor. O calendário também prevê o recesso escolar de 27 de julho a 02 de agosto para as escolas de Educação Básica.
Campanha do Agasalho irá auxiliar no encaminhamento ao mercado de trabalho
Os 50 anos do Sindilojas em uma exposição itinerante
Empresas terão um ano para adequação à Norma sobre riscos psicossociais no ambiente de trabalho