Dados do OECON do CIC-BG mostram que acumulado na indústria reduz em relação a 2024
A indústria de produtos alimentícios garante, nos primeiros cinco meses do ano, o destaque positivo no mercado de emprego de Bento Gonçalves. No acumulado do ano, são 258 postos de trabalho a mais no setor que, somente em maio, gerou saldo positivo de 94 vagas. Ao todo, Bento Gonçalves fechou o quinto mês do ano repetindo o bom desempenho do mês anterior, conforme o Observatório Econômico, organizado pelo Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves (CIC-BG), com 108 novos postos de trabalho e um acumulado no ano de 1.335 vagas. Até o final de maio, Bento Gonçalves contava com 50.326 trabalhadores com carteira assinada, ficando atrás somente dos números de janeiro entre os levantamentos do ano.
No comparativo com o acumulado do ano passado, considerando a geração de empregos, o município tem alta de 5% e o Rio Grande do Sul, de 56,4% – números bem diferentes do acumulado negativo, de -16,2%, em âmbito nacional. “A explicação é que esse acumulado considera o trágico mês de maio do ano passado, e acaba distorcendo a regularidade da estatística”, destaca o professor pós-graduado em Administração pela UCS, Fabiano Larentis, responsável pela compilação dos dados. No nível estadual, por exemplo, o setor do Comércio apresenta variação de 427,3%. Em Bento Gonçalves, porém, mesmo com os efeitos da cheia, o Comércio registra redução de -11,4% no comparativo acumulado. Já a Construção, que nos primeiros meses de 2025 acumula 293 vagas, teve variação de 55,9% em relação aos cinco primeiros meses de 2024.
Na Indústria, a variação entre o período de janeiro a maio nos dois anos foi negativa. O acumulado de 658 vagas, mesmo sendo o mais positivo entre os setores econômicos da cidade em 2025, teve variação negativa de -9,2% em relação a 2024. Uma explicação pode estar no setor moveleiro que, no ano passado, foi o propulsor da geração de empregos no município, especialmente a partir da retomada econômica do Estado. “Este movimento arrefeceu. A indústria de móveis, com 180 postos de trabalho acumulados neste ano, fechou maio, depois de um ano muito positivo, com saldo negativo de -34 vagas”, destaca.
No mês de maio, Bento Gonçalves é a o 25º município no saldo de emprego e desemprego do Estado e, no acumulado, o 11º.
Ainda conforme o levantamento, neste ano Bento Gonçalves tem índices de rotatividade nos empregos maiores do que em 2024. Em relação aos dados do final do ano passado, os atuais 50.326 trabalhadores formais da cidade representam uma alta de 2,7% de empregados. Também houve crescimento no registro de MEIs. Até o final de maio, eram 13.203 em atividade no município, 0,9% a mais do que no final do último ano. Pela projeção linear do Observatório, Bento Gonçalves deve manter o ritmo de crescimento no saldo de empregos em junho, devendo atingir os 50,4 mil. Ainda abaixo do volume obtido em janeiro deste ano.
Fonte: Exata Comunicação
Foto: Alessandro Manzoni
Cinco mil pessoas prestigiam 3ª Festa Julina Solidária da Cooperativa Vinícola Aurora
Governo do Estado inicia trabalho de campo da batimetria no Guaíba
Próximo leilão do DetranRS oferta 611 veículos e sucatas