Bento Gonçalves vai contar com o Dia “D” de Prevenção e Campanha de Conscientização
O Maio Laranja é uma campanha nacional onde evidencia-se um alerta: o abuso sexual contra crianças e adolescentes. No mês são reforçados ações e atividades que levam a informação sobre como enfrentar esse tipo de violência, de quais são os sinais de abuso e à exploração sexual, como denunciar e como acolher a criança e/ou adolescente.
No município, o Maio Laranja é organizado pelo Comitê Municipal de Enfrentamento de todas as formas de Violência contra Crianças e Adolescentes. Ele atua desde 2018, tendo sido o primeiro do estado por meio do Decreto 9.841 de 05 de junho. A Rede de Bento Gonçalves e o Enfrentamento das Violências contra Crianças e Adolescentes, traz dados sobre os números e ações de 2023:
– O Conselho Tutelar registrou 1.107 casos de direitos violados;
– A Secretaria de Saúde teve 506 casos que demandaram atendimentos de saúde (Atenção Primária e Secundária);
– A Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM) teve 422 boletins de ocorrência relacionados à criança e ao adolescente;
– A Secretaria de Esportes e Desenvolvimento Social, registrou 275 casos que demandaram de atendimento da Assistência Social via CREAS.
A vice-coordenadora do Comitê, Éria Fiorin, reflete o movimento do município em enxergar a violência e dar o devido encaminhamento e acompanhamento.
“Os números que temos em nosso município, e que aumentam a cada ano, refletem o trabalho da rede de atendimento da criança e do adolescente, que ao longo dos anos vem adquirindo conhecimento técnico acerca da legislação, do desenvolvimento infantil, bem como, apurando seu olhar para as suspeitas de violência e sentindo-se mais segura a comunicar essas suspeitas. A partir da comunicação da suspeita da violência, a criança/adolescente entra num fluxo dos atendimentos e acompanhamentos necessários na área da saúde e assistência social.”
Ainda, foi realizado uma série de capacitações para 756 profissionais das áreas da Educação, Assistência Social, Saúde, Segurança, Conselho Tutelar destacando a importância da escuta especializada, a notificação de violências, atendimentos de crianças e adolescentes vítimas de violências, entre outros. A capacitação visa qualificar e atualizar os servidores da rede sobre os devidos assuntos.
“Precisamos dar visibilidade ao assunto, pois todos nós somos responsáveis pelas crianças e adolescentes de nosso município. Devemos escutar, olhar e protegê-las de qualquer forma de violência. O Maio Laranja tem o destaque para o enfrentamento da violência e exploração sexual e queremos ressaltar que anualmente recebemos em média 120 denúncias de casos suspeitos e ou confirmados”, segundo a coordenadora do Comitê Municipal, Graciele Nondillo.
A programação foi elaborada de forma a transmitir as informações precisas sobre o enfrentamento a todas formas de violência e abusos contra a criança e o adolescente prezando pela sua dignidade.
Dessa forma, nesta sexta-feira (17), ocorre o Dia “D” da Prevenção contra o Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, das 8h às 17h, em diversos locais como serviços de Saúde, Educação e Assistência Social mobilizados em todos os bairros. A microrrede Vila Nova e Eucaliptos vai realizar uma blitz com a entrega de folhetos sobre o tema.
No dia 25 de maio, das 9h às 12h, na Via Del Vino, a Campanha de Conscientização sobre o “Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”, com a entrega de materiais informativos e apresentações artísticas dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFVs) e de escolas.
Vale ressaltar que o Comitê está atento às questões de violência que possa ter nos abrigos. O grupo está instruído com plano de trabalho emitido pelo Governo com Orientações para a prevenção e o enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes em abrigos temporários criado pelo Comitê Estadual (CEEVSCA/RS).
Os órgãos que compõem o Comitê Municipal de Enfrentamento de todas as Formas de Violências contra Crianças e Adolescentes são Secretaria de Esportes e Desenvolvimento Social, Secretaria de Saúde, Secretaria de Educação, 16ª Coordenadoria Regional de Educação, Secretaria de Segurança, Polícia Civil, Brigada Militar, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Conselho Tutelar, Juizado da Infância e Juventude, Hospital Tacchini, Ambulatório Unimed, Centro Revivi e Justiça Restaurativa.
Onde denunciar
Conselho Tutelar: (54) 3055.8559
Plantão: (54) 99159.5744
DEAM: (54) 3454.2899
Disque Direitos Humanos 100
Fonte: Assessoria de Comunicação Social Prefeitura
1º Simpósio de Estomias do Tacchini reúne 70 profissionais de saúde
Secretaria da Mobilidade informa alterações no trânsito no bairro Maria Goretti, em Bento
Valor de repasse do IPE Saúde é ampliado e prestadores receberão R$ 163,1 milhões nesta quinta, dia 21