Vão ser entregues cartilhas sobre o tema, tirar dúvidas com as equipes do CEVIVA e do CRAI e apresentações artísticas dos SCFVs
Neste sábado (17), a partir das 8h, ocorre na Via Del Vino, a Campanha de Conscientização sobre o Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, organizada pelo Comitê Municipal de Enfrentamento das Violências contra Crianças e Adolescentes (CEVIVA). A equipe vai estar distribuindo materiais informativos e tirando dúvidas de como perceber os sinais/sintomas de quando a criança poderá estar sofrendo agressões. Ainda, os Serviços de Convivência e Fortalecimentos de Vínculos vão realizar apresentações artísticas tendo como tema a proteção.
A campanha, presente no Calendário Oficial do município, vai de encontro aos Direitos Humanos das Crianças e Adolescente que asseguram, o crescimento saudável e livre de violências. Assim, o 18 de Maio foi instituído nacionalmente pela Lei Federal 9.970, em 2000, fazendo menção ao assassinato de Araceli Crespo, em 1973, no Espírito Santo. Ela foi brutalmente violentada, física e sexualmente, e o crime segue impune até hoje.
A cartilha “Enfrentando as violências”, descreve que a violência sexual se caracteriza por ato libidinoso com ou sem contato físico, podendo ocorrer de forma presencial ou virtual. Também aparece através da exposição de filmes e imagens pornográficas, ou quando a criança ou adolescente presencia relações sexuais. Ela se manifesta muitas vezes disfarçada de carinho por pessoas de sua confiança. Já a exploração sexual caracteriza-se por usar a criança e o adolescente em atividade sexual para obter lucro, troca ou vantagem, de modo presencial ou virtual.
De acordo com a coordenadora do CRAI, Graciele Nondillo, “em Bento Gonçalves, tem-se uma média anual de 120 casos relacionados ao abuso ou à exploração sexual, e na sua maioria ele acontecem no ambiente familiar. Muitas vezes, a criança não compreende a violência sexual no momento em que ela acontece, vindo a entender meses ou anos depois, especialmente quando se depara com esses trabalhos de profissionais e campanhas de conscientização”.
Onde denunciar:
Disque Direitos Humanos 100
Conselho Tutelar: (54) 3055.8559
Plantão do Conselho Tutelar: (54) 99159.5744
DEAM: (54) 3454.2899
Brigada Militar: (54) 3452.1344
Guarda Municipal: 153
Fonte: Assessoria de Comunicação Social Prefeitura
Brasil tem sete vinhos premiados no 26º VinAgora International Wine Competition, na Hungria
Esportivo estreia pelo Gauchão A2 com apoio da torcida neste sábado
Senado da Itália aprova decreto que limita transmissão da cidadania